terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mau Tempo em Portugal

Mau Tempo
Tornado faz 40 feridos em Tomar e Ferreira do Zêzere
por DN.pt e LUSA    -    Hoje
O tornado que na terça-feira à tarde passou por Tomar e Ferreira do Zêzere provocou 40 feridos, sendo 19 deles crianças. Este é o último balanço feito pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
Ao DN online, fonte do CDOS de Santarém disse que em "cada um dos concelhos terão ficado destruídas à volta de uma centena de casas". Um deles foi o jardim-escola São João de Deus, em Tomar, cujo desabamento do tecto provocou ligeiros em 18 crianças e graves numa outra. Em Tomar ficaram ainda feridos 17 adultos, um deles em estado grave.Foram também registados quatro adultos com ferimentos ligeiros em Ferreira do Zêzere, além de vários danos materiais.
"Pelas 14.30 começou a levantar-se vento muito forte nos conselhos de Tomar e Ferreira do Zêzere. Só em Tomar ficaram destelhadas cerca de 100 casas. Um dos edifícios foi o Jardim-escola São João de Deus, onde ficaram feridas cerca de 20 crianças. Em Ferreira do Zêzere registaram-se para já quatro feridos", disse ao DN online Rui Natário, 2.º comandante do CDOS de Santarém. De acordo com o CDOS, "todos os feridos registados em Tomar foram encaminhados para o hospital local. Os de Ferreira do Zêzere, três foram para o Hospital de Tomar e um para o de Abrantes.
Ao DN online, Susana Amaro, um testemunha que estava no jardim de infância, adiantou que as paredes e os tectos da escola ficaram totalmente destruídos e que as educadores de infância ficaram em estado de choque e estão a tentar acalmar as crianças. Na sequência deste tornado foram activados para Tomar 11 corpos de bombeiros com 32 veículos e 72 homens. "Há uma força especial dos bombeiros constituída por três equipas a tratar da abertura de estradas e de cortes de árvores". De acordo com a Protecção Civil estão envolvidos nas operações, tanto em Tomar como em Ferreira do Zêzere, um total de 130 bombeiros e 44 veículos, além de operacionais da PSP e GNR.
De acordo com o CDOS de Santarém, as zonas mais afectadas em Tomar pelo tornado foram a estrada que vai para Ourém, as localidades de Pado, Chouromela e Venda Nova.Nesta ultima, registaram-se dois feridos graves que foram atingidos por cabos eléctricos que tombaram devido ao vento, disse à Lusa fonte dos bombeiros. "Temos 2 feridos graves apanhados pelos cabos de alta tensão e três feridos ligeiros resultantes da passagem deste tornado", afirmou o comandante dos bombeiros de Abrantes, descrevendo um "cenário de destruição" que se vive na aldeia com muros derrubados, árvores tombadas, postes de alta tensão "partidos ao meio", telhados, estruturas metálicas, antenas e chaminés no chão. Em Ferreira do Zêzere, foi toda a zona urbana atingida pelo temporal.
Em ambos os concelhos "há problemas ao nível das comunicações e da energia. Funcionários da EDP e da PT encontram-se nos locais para restabelecer as ligações", conclui a fonte do CDOS de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário