quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Europa Ocidental

Onda de frio mata nove e prejudica tráfego aéreo na Europa Ocidental

Aeroportos fecham no Reino Unido, França e Suíça; viagens de trem e terrestres são afetadas
01 de dezembro de 2010
17h 02
Neve fechou o aeroporto de Genebra. Foto: Salvatore Di Nolfi/AP
PARIS - As tempestades de neve que atingem a Europa provocaram mortes e transtornos no tráfico aéreo nesta terça-feira, 1. Nove pessoas morreram por causa do frio. Quatro aeroportos foram fechados na Escócia, Inglaterra, França e Suíça, provocando atrasos e cancelamentos de voo. Estradas e linhas de trem também tiveram problemas ao longo do dia.
Na Polônia, que sofre com temperaturas de -20ºC, a polícia organizou buscas para retirar sem-teto das ruas durante as nevascas. Um aposentado austríaco de 69 anos foi encontrado morto por causa do frio em uma ponte. Ele perdeu a consciência após sofrer uma queda e passou a madrugada ao relento.
Os aeroportos de Gatwick, o segundo maior de Londres, de Edimburgo, de Lyon-Bron, e de Genebra, o segundo mais importante da Suíça, foram fechados para o tráfego aéreo, enquanto os funcionários tentavam limpar as pistas.
De acordo com a agência de controle de tráfego aéreo europeu, Eurocontrol, há atrasos prolongados no aeroporto Berlim, Bruxelas, Frankfurt, Munique, Viena, Praga e nos dois aeroportos principais de Paris, o Orly e o Charles de Gaulle, onde um quarto dos voos programados para hoje foram cancelados.
Na Alemanha, estima-se que 2 mil acidentes em estradas foram causados por causa da neve, sem vítimas fatais.
A neve chegou a provocar problemas nas viagens do Eurotúnel, que liga Paris a Londres atravessando o Canal da Mancha. Seis viagens foram canceladas.
As estradas e ferrovias francesas também foram prejudicadas pelo frio. Estima-se que 20% das viagens de Trem de Alta Velocidade (TAV) foram canceladas. Cerca de 10 mil caminhões estão parados por causa das más condições das estradas.
A agência meteorológica suíça, Meteosuisse, prognosticou mais nevascas durante o dia, por causa da presença de uma frente de baixa pressão atmosférica situada sobre a parte oeste da Europa. Essa frente se desloca lentamente para o leste.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário