terça-feira, 28 de dezembro de 2010

EUA

Neve força estado de emergência na costa leste

por CATARINA REIS DA FONSECA        Hoje
 Maine, Massachusetts, Nova Jérsia, Maryland, Carolina do Norte e Virgínia em alerta máximo devido a temporal.
Nova Iorque acordou ontem coberta de neve. A tempestade que ontem atingiu a costa Leste dos Estados Unidos não só não chegou a tempo de conceder um Natal branco aos americanos como está a impedir milhares de pessoas de regressarem a casa após a época natalícia.
                             
 Os três aeroportos que servem a cidade - John F. Kennedy (JFK), La Guardia e Newark Liberty - estiveram encerrados, as linhas ferroviárias fechadas e até o metro esteve cortado em algumas linhas durante várias horas. Só no JFK, de acordo com o New York Times, quase 1500 aviões foram impedidos de voar. Os aeroportos de Boston e Filadélfia estiveram também temporariamente encerrados no domingo, altura em que se começaram a fazer sentir os primeiros sinais de tempestade.
A neve era tanta que muitos aproveitaram para fazer snowboard em Central Park. No mais famoso parque da cidade que nunca dorme a neve atingiu, de acordo com o serviço nacional de meteorologia, os 33 centímetros, metade da altura máxima registada noutros pontos do estado de Nova Iorque.
                           
 Boston, no Massachusetts, e Nova Iorque - onde 2400 varredores trabalhavam ontem em turnos de 12 horas para tentar limpar as ruas - foram duas das cidades mais afectadas. Contudo, todos os estados da costa Leste enfrentaram problemas. Os estados de Massachusetts, Carolina do Norte, Virgínia, Maryland, Nova Jérsia e Maine decretaram o estado de emergência. Já cidades como Filadélfia optaram por lançar alertas de tempestade, impondo proibições de estacionamento nas principais vias rodoviárias. Em praticamente todas as cidades afectadas foi pedido às pessoas que se mantivessem fora das estradas.
                           
 "Percebo que muitas famílias precisam de voltar para casa depois de um fim-de-semana fora, mas, por favor, não usem as estradas a não ser que seja absolutamente necessário", apelou ontem o presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg.
                              
 O serviço de meteorologia nacional indicou que as condições para viajar eram "extremamente perigosas" devido à neve e aos ventos esperados de até 70 quilómetros por hora, prevendo também a possibilidade da ocorrência de "cortes de electricidade devido à intensidade da tempestade". "Os fortes ventos e o peso da neve podem derrubar algumas linhas" eléctricas, informou.
                               
 Em comunicado, este organismo oficial anunciou que o sistema de baixa pressão que originou a forte tempestade deveria ontem começar a deslocar-se em direcção a Nova Escócia, no Canadá.
                              
 Contudo, os residentes da zona metropolitana de Nova Iorque foram aconselhados pelo instituto a "continuar a monitorizar atentamente o progresso desta perigosa tempestade de neve".
O mau tempo foi responsável pela morte de um homem de 59 anos após um acidente de automóvel no Maine. Houve ainda dois autocarros que ficaram presos numa estrada no estado de Nova Jérsia. De acordo com a Administração Federal de Aviação, esperava-se ontem que os aeroportos New York International e JFK reabrissem por volta das 18.00 horas locais (23.00 em Lisboa). Contudo, os atrasos nos voos devem continuar até ao fim da semana.
                             
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário