domingo, 26 de dezembro de 2010

Câncer de ovário

Câncer de ovário pode ser diagnosticado pelo cheiro
A descoberta facilitará o diagnóstico e até mesmo antecipar a descoberta da doença em mulheres aparentemente saudáveis
26/12/2010
O cheiro de um ovário saudável é diferente de um ovário com câncer. É o que mostrou recente pesquisa de cientistas suecos divulgada pela publicação Future Oncology. Os pesquisadores conseguiram detectar a diferença de cheiros por meio de um nariz eletrônico. O câncer de ovário é o tipo ginecológico da doença que mais mata no Brasil.
A descoberta facilitará o diagnóstico e até mesmo antecipar a descoberta da doença em mulheres aparentemente saudáveis, apenas com a amostra de sangue, já que o cheiro característico também fica na corrente sanguínea.
Outros estudos também confirmaram os resultados da nova pesquisa. O cientista György Horvath, da Universidade de Gothenburg (Suécia), usou cães farejadores para provar a existência de um cheio particular em ovários com tumor. Os cães conseguiram detectar a diferenciação. Outra pesquisa publicada pela revista BMC Cancer mostrou que o sangue de pacientes com tumor no ovário tem o mesmo cheiro identificado nos tecidos do órgão.
Na recente pesquisa, os cientistas conseguiram registrar a essência emitida pelo ovário doente e o do saudável, assim como estudam um detector de cheiros mais apurado, que é semelhante a um nariz eletrônico, mas com mais recursos. A nova meta é, a partir do sangue de pacientes, conseguir apontar o câncer em estágio inicial por meio do cheiro, a fim de aumentar as chances de cura.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer no ovário é o tipo mais difícil de ser diagnosticado. Cerca de 75% dos tumores detectados são descobertos em um estágio avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário