Música reduz stress de quem respira por aparelhos
Pacientes ficam mais relaxados e têm menos risco de complicações
(Stockbyte/ Thinksotck)
Pacientes que precisam de aparelhos para respirar podem ter uma recuperação melhor se ouvirem música, apontou um estudo publicado pela The Cochrane Library nesta quarta-feira. As canções deixam os doentes mais relaxados e, assim, há um risco bem menos de ocorrerem complicações no estado de saúde deles.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores revisaram dados de oito ensaios clínicos. No total, foram estudados 213 pacientes com problemas desde doença pulmonar ou cardíaca até traumas. Todos haviam recebido suporte de respiração mecânica pela boca, pelo nariz ou por meio de traqueostomia (perfuração artificial no pescoço). Constatou-se então que escutar música reduziu mais a ansiedade deles do que o tratamento padrão. O som agradável também foi responsável por diminuir a frequência cardíaca e a respiração, exceto a pressão arterial.
“Com todos esses fatores que fazem a ventilação mecânica uma experiência estressante, é animador saber que a música pode proporcionar a redução de ansiedade sem custos e efeitos colaterais”, destacou Joke Bradt, coordenadora da pesquisa, da Drexel University, na Filadélfia. Fatores como falta de ar, incerteza sobre o estado de saúde, desconforto e isolamento de outras pessoas contribuem diretamente para o aumento dos níveis de ansiedade nos pacientes. E administrar medicamentos tradicionais para reverter esse quadro pode manter a pessoa por mais tempo no hospital, além de aumentar os custos do tratamento.
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário