sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vírus mata duas pessoas no parque de Yosemite

Estados Unidos

Vírus mata duas pessoas no parque de Yosemite

por Abel Coelho de Morais
O Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, é visitado anualmente por milhões de pessoas
O Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, é visitado anualmente por milhões de pessoas Fotografia © Robert Galbreaith-Reuters
A morte de dois turistas afetados pelo Síndrome Pulmonar por Hantavírus (SPH) no Parque Nacional de Yosemite, levou as autoridades de saúde americanas a avisarem as cerca das três mil pessoas que permaneceram numa dada zona do parque entre meados de junho e de agosto.

Quase cem cabanas de madeira numa das zonas do parque de Yosemite, conhecida como Curry Village, foram encerradas e impostas restrições à circulação de pessoas no espaço daquele que é um dos grandes pólos de atração turística da Califórnia, visitado anualmente por cerca de quatro milhões de pessoas.
A medida foi tomada depois de terem morrido duas das seis pessoas que visitarem o parque até agora diagnosticadas com síndrome pulmonar por hantavírus (SPH). A doença transmite-se por inalação de partículas aéreas ou por contacto físico com saliva, urina ou fezes de roedores; o seu período de incubação pode ir até seis semanas. A SPH é considerada uma infeção rara, de alto risco e que deve ser acompanhada em termos médicos desde o início. A infeção não se transmite por contacto entre humanos.
Segundo a ABC News, após a primeira morte verificada na passada semana, a direção do parque procedeu a uma descontaminação das cabanas, mas só com a segunda morte, sucedida na terça-feira, é que o caso assumiu contornos de saúde pública.
As quatro restantes vítimas encontram-se hospitalizadas e a sua situação é considerada estável.
Foram enviadas notificações aos turistas que passaram pelo campo entre meados de junho e de agosto e as autoridades procuram determinar quantos eram estrangeiros, onde se encontram os visitantes americanos e se alguns saíram do país.
A direção do parque nota que este é um ambiente natural e selvagem, em que devem ser tomadas certas precauções, como a proteção adequada dos alimentos ou evitarem levantar poeira - já que o vírus se transmite também por via aérea.
Os responsáveis de Yosemite reconheceram que o presente surto "é sem precedentes". Caso de SPH verificaram-se em visitantes do parque em 2000 e 2010, nos dois casos sem vítimas mortais.
O vírus foi identifcado nos anos 70 do século na região do rio Hantan, na Coreia do Sul. Segundo a AFP, um primeiro surto ocorreu nos EUA em 1993. Desde então foram diagnosticados 587 casos; destes, um terço das vítimas acabou por morrer.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário