quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estados Unidos

Tempestades de neve paralisam os Estados Unidos
ReutersRaquel Krähenbühl 
 02 de Fevereiro de 2011
Uma violenta tempestade de neve paralisa os Estados Unidos. Milhares de voos foram cancelados entre ontem e hoje e 50 estados americanos foram atingidos. As fortes nesvacas causam perturbações nos tráfegos aereo, rodoviário e ferroviário e atrapalham a rotina de 100 milhões de pessoas.
A região meio-oeste do país está um caos novamente. Uma nova tempestade de neve paralisa uma das áreas mais movimentadas dos Estados Unidos e atrapalha a vida de mais de 100 milhões de pessoas em todo o país.
Alertas sobre a nevasca estão espalhados agora por oito estados, do leste do Kansas até o oeste de Ohio. Neve pesada é esperada também do Missouri até New Hampshire. E a tempestade segue em direção ao nordeste.
As condições climáticas atrapalham qualquer tentativa de as pessoas seguirem suas rotinas. É difícil ou impossível caminhar, dirigir e voar. Os serviços de transporte, o trânsito, as escolas e o comércio estão prejudicados. As companhias aéreas canceleram mais de 4 mil voos nesta terça-feira e, nesta quarta-feira, outros milhares estão cancelados em todo o país.
Chicado, onde está o epicentro da tempestade, já acumula mais de 43 centímetros de neve, batendo novo recorde de neve acumulada em um dia no mês de fevereiro. O número deve aumentar ao longo do dia. A previsão é que o aeroporto internacional de Chicago, um dos mais importantes do país, fique fechado ou com movimento limitado até quinta-feira.
Na região que abrange o sul de St. Louis até o oeste de Connecticut e parte de New Jersey, o gelo é a maior ameaça. A previsão é que nestas regiões quase 3 centímetros de gelo se acumule. Em Nova York, o gelo deve chegar a 2 centímetros. O oeste do estado de Maryland também está sob alerta. Autoridades dizem que o gelo acumulado pode derrubar árvores e cabos de eletricidade.
O Serviço Nacional do Clima chegou a alertar algumas áreas sobre uma tempestade «complexa, perigosa e ameaçadora» e pediu às pessoas que não saiam de suas casas. A recomendação para aqueles que precisam sair de casa é que tragam um kit de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário