segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Saúde e Bem-estar

Novas propostas da Anvisa no combate ao tabagismo
Exames preventivos devem fazer parte da rotina dos fumantes e auxiliam na qualidade de vida dessa parcela da população
6/02/2011
O tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou em 30 de dezembro de 2010 uma nova proposta sobre os alertas à saúde nas embalagens dos maços de cigarro. Em consulta pública, até 31 de março de 2011, se as regras forem aprovadas, os rótulos deverão ser reformulados e os pontos de venda precisarão rever a exposição dos produtos.
Segundo o Dr. Roberto Rodrigues Junior, pneumologista do Bronstein Medicina Diagnóstica/DASA, as novas medidas são somadas aos esforços contínuos de autoridades e da comunidade médica no combate ao tabagismo, que acarreta inúmeros males à saúde dos fumantes ativos e também dos reativos. “Quando um fumante se determina a abandonar o vício, as reações positivas do organismo são imediatas”, comenta Dr. Roberto.
Ao parar de fumar, em apenas 20 minutos seu pulso volta ao normal. Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue aumenta consideravelmente. Em 24 horas, o pulmão fica mais limpo. Depois de dois dias, o paladar e o olfato aprimoram sensivelmente. A respiração e o nível de energia também assumem uma melhora considerável. A fertilidade volta a normalidade. Com o passar dos anos, o risco de câncer volta a ser parecido com o de um indivíduo que não fuma.
O hábito de fumar prejudica a saúde de maneira agressiva
O tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% dos casos de câncer de pulmão, além de altos índices de doenças coronarianas, cerebrovasculares e pulmonares obstrutivas crônicas provocadas pelo vício.
“Os fumantes devem acompanhar a saúde periodicamente. Ao procurar um médico de confiança, há alguns exames importantes que devem ser realizados como testes da função pulmonar, medições do nível de monóxido de carbono no pulmão, alem de testes para avaliação de doenças cardiovasculares”, comenta o especialista.
As iniciativas e campanhas contra o tabagismo são importantes, porém a consciência de cada fumante é fundamental na busca do abandono definitivo do vício. Abdicar definitivamente do cigarro é a melhor alternativa para a conquista de uma vida mais saudável e com mais qualidade. “Aqueles que não desejam ou não conseguem deixar de lado o hábito de fumar precisam acompanhar a saúde constantemente por meio de consultas e exames periódicos”, conclui Dr. Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário