sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alemanha

Esquerdistas travam desfile neonazi em Dresden
por Lusa           Hoje
Milhares de manifestantes impediram hoje, em Dresden, um desfile de neonazis de vários países europeus, erguendo barricadas e envolvendo-se em confrontos com a polícia, que não conseguiu impôr o direito de manifestação à extrema-direita, reconhecido pelos tribunais.
Cerca de 500 neonazis que tencionavam manifestar-se na capital da Saxónia em memória das 25 mil vítimas dos bombardeamentos aéreos dos aliados de 13 e 14 de Fevereiro de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, acabaram por desistir da manifestação, e após conversações com a polícia decidiram transferi-la para Leipzig. A mais de 110 quilómetros de distância.
A polícia avisou os organizadores do desfile neofascista de que não estavam autorizados a manifestar-se no centro de Leipzig.
Antes da chegada a Leipzig do comboio que transportava os adeptos da extrema-direita, a polícia teve de dispersar várias concentrações de contra manifestantes que gritavam "fora com os nazis".
No ano passado, cerca de seis mil neonazis já tinham sido impedidos de desfilar em Dresden a 13 de Fevereiro devido aos protestos de numerosos antifascistas.
Este ano, a manifestação convocada pelo partida de extrema-direita NPD em Dresden atraiu apenas centenas de neonazis, apesar de os tribunais terem autorizado o desfile e determinado protecção policial contra as tentativas de bloqueio de contra manifestantes, igualmente anunciadas para Dresden.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário