sábado, 9 de julho de 2011

Phenazepam

Médicos alertam para remédio russo usado de forma recreativa na Grã-Bretanha
Atualizado em 8 de julho, 2011 - 06:58 (Brasília) 09:58 GMT
 Um remédio russo para epilepsia está sendo cada vez mais usado de forma recreativa por jovens na Grã-Bretanha, segundo especialistas.
O Phenazepam parece estar substituindo o diazepam
O phenazepam é uma droga usada para condições como insônia e síndrome de abstinência alcoólica e, por não ser ilegal na União Europeia e nos Estados Unidos, pode ser comprada pela internet.
Ela pode ser adquirida com receita na Rússia e em vários países da antiga União Soviética.
Pesquisadores da universidade escocesa de Dundee dizem ter observado desde janeiro nove casos de pessoas que morreram cujos exames de sangue indicavam a presença da substância.
"Embora tenhamos detectado o phenazepam em nove casos, seu uso não pode ser identificado diretamente como a causa das mortes", disse Peter Maskell, da universidade.
Todas as nove pessoas mortas tinham um histórico de uso de drogas ilegais.
Diazepam
Para Maskell a substância "parece cada vez mais um substituto para outras drogas, especialmente o diazepam", referindo-se ao conhecido remédio calmante.
"Se foi uma mudança deliberada da parte dos usuários ou se é o que os traficantes passaram a vender, não está claro", disse ele.
"Esta não é uma droga para festas, consumida por usuários ocasionais, mas uma mais provável de ser consumida por pessoas com histórico de problemas com drogas pesadas, frequentemente, heroína, metadona e outros opiáceos", disse ele.
Há relatos de que o phenazepam vem sendo usado de forma irregular também na Suécia, Finlândia e nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário