quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Carne e ovos contaminados

Escândalo das dioxinas alastra a nove estados alemães
por Lusa    Hoje
O escândalo das dioxinas em ovos e frangos na Alemanha alastrou a nove dos 16 estados federados e, segundo dados oficiais, há cerca de 150 mil toneladas de rações para animais contaminadas com gorduras sintéticas.
A gordura para fabricar tais rações, provenientes do fabrico de biodiesel e que estava contaminada com dioxinas, foi vendida a 25 empresas de todo o país por uma firma do norte da Alemanha, a Harles & Jentzsch. As instalações da empresa, em Boesel, já foram alvo de buscas policiais, e o Ministério Público de Itzehoe abriu na quarta-feira um processo-crime contra os seus responsáveis.
O administrador da Harles & Jentzsch, Siegfried Sievert, disse a um jornal local que as gorduras sintéticas originárias do fabrico de biodiesel "foram introduzidas acidentalmente" na produção de gorduras para rações. As gorduras sintéticas em questão são muito mais baratas do que outras gorduras usadas na produção de rações, e as autoridades judiciais suspeitam que a empresa tentou pura e simplesmente reduzir custos.
A ministra da Agricultura e da Defesa do Consumidor, Ilse Aigner, duvidou das explicações e afirmou que "quem pôs em risco a existência de centenas de explorações agrícolas e a saúde dos consumidores tem de prestar contas dos seus actos". A Federação dos Agricultores Alemães já exigiu indemnizações para as explorações agrícolas afetadas e anunciou que irá processar judicialmente os responsáveis pelos prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário