quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

EUTANÁSIA

Holanda pode ter clínica de eutanásia
Data de publicação : 25 Janeiro 2011 - 3:41pm
Por Gerhard Verduijn (http://www.rnw.nl)
É bem possível que daqui a um ano a Holanda conte com uma clínica na qual, por conta própria ou de maneira assistida, uma pessoa pode por fim a sua vida dentro de três dias. A iniciativa é da Associação Holandesa para o Final de Vida Voluntário (NVVE).
A clínica de eutanásia, única no mundo, é destinada a pessoas que queiram por fim a sua existência, mas que não encontram um médico disposto a ajudá-las. A NVVE estima que, anualmente, mil pessoas poderiam usar tais serviços.
Trata-se em princípio de três grupos: enfermos com doenças incuráveis, pacientes psiquiátricos crônicos e pessoas que sofrem de demência precoce.
Solicitação recusada
Segundo a NVVE, há nesses grupos cerca de 3 mil pessoas que, embora queiram por um fim à vida, não tiveram seus pedidos atendidos. Alguns deles se encontram em estado tão grave que optam por alguma forma de suicídio. Essas pessoas seriam beneficiadas com a chegada de uma clínica que lhes preste assistência.
Também aqueles que possuem desejos profundos de morrer, que acham que já viveram o suficiente e deixam de comer e beber, ou mesmo começaram a colecionar pílulas, podem se dirigir à clínica para por fim à vida após terem recebido a autorização legal de um médico. Conforme a lei, apenas aqueles que possuem a nacionalidade holandesa podem recorrer a tais serviços.
Lei de eutanásia
Na Holanda, a eutanásia é permitida em caso de sofrimento intolerável e sem esperança de melhora. A condição prévia é que o médico informe que a eutanásia será praticada e tome as medidas de precaução correspondentes.
O médico deve comprovar que trata-se de um pedido bem consciente e voluntário do paciente e estar convencido de que não há alternativa, por exemplo. A NVVE enfatiza que a clínica operará exclusivamente dentro da lei de eutanásia.
As pessoas que recorram à clínica deverão submeter-se a uma minuciosa fase policlínica preliminar, que dura cerca de três dias.
A NVVE está em busca de um sócio para estabelecer a clínica. Segundo pesquisas realizadas pela fundação, há algumas casas de repouso para pacientes terminais e hospitais dispostos a cooperar. A NVVE também afirma que há suficientes médicos e enfermeiros dispostos a trabalhar na clínica.
Oposição da associação de médicos
A organização holandesa de médicos, KNMG, reconhece que não há impedimentos legais, mas ainda assim, se opõe à criação de uma clínica de eutanásia. Caso tal clínica realmente venha a existir, o desenvolvimento dela será rigorosamente monitorado pela associação de médicos.
Segundo a KNMG, aqueles que quiserem por fim à sua vida precisam de bons cuidados, que podem resultar em uma alternativa à eutanásia. Além disso, os médicos acreditam que é muito curto o período de três dias, entre o ingresso do paciente na clínica e a prática da eutanásia.
Dignitas
Na Suíça, aqueles que querem por um fim à vida já recebem assistência há 12 anos. Nestas clínicas, chamadas Dignitas, se assistem principalmente a pacientes terminais. Os médicos não administram o medicamento, mas o entregam ao paciente para que ele mesmo o faça. Essas clínicas aceitam estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário