domingo, 23 de janeiro de 2011

SAÚDE

Americana ganha nova laringe
Atualizado em 21 de janeiro, 2011 - 16:39 (Brasília) 18:39 GMT

Uma americana conseguiu falar pela primeira vez em 11 anos depois de um transplante pioneiro de laringe e de parte da traqueia nos Estados Unidos.
Antes do procedimento, para falar, Brenda Jensen, de 52 anos, precisava da ajuda de um dispositivo eletrônico, que distorcia a voz.
Jensen usava dispositivo eletrônico para falar antes da operação
Além disso, ela não conseguia sentir gostos ou cheiros e respirava por um buraco aberto em sua traqueia.
Esta foi a primeira vez que laringe e traqueia foram transplantadas e o apenas segundo transplante de laringe já realizado.
Treinamento
Jensen perdeu a voz durante uma cirurgia nos rins em 1999. O tubo usado para manter as vias áreas de Brenda abertas feriu a garganta, e a cicatriz que se formou a impedia de respirar e paralisou suas cordas vocais.
A equipe médica da Califórnia resolveu fazer a cirurgia pois Brenda já tinha passado por outros dois transplantes, de rim e pâncreas, e já tomava medicamentos para evitar a rejeição dos órgãos, o que facilitaria um novo procedimento.
A cirurgia foi feita em outubro no Centro Médico da Universidade da Califórnia e durou 18 horas.
Os médicos retiraram de um doador a laringe, a tireoide e seis centímetros da traqueia e os colocaram na garganta de Brenda, religando tudo à corrente sanguínea e aos nervos da paciente.
Treze dias depois da cirurgia, Brenda falou pela primeira vez.
"Bom dia, quero ir para casa", foram as primeiras palavras da paciente após o transplante.
Desde a cirurgia, a voz de Brenda melhorou muito e ela pode falar facilmente por períodos mais longos, depois de treinar o uso das novas cordas vocais e dos músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário