segunda-feira, 22 de outubro de 2012

As propriedades anti-cancerígenas do chá verde

As propriedades anti-cancerígenas do chá verde

A sabedoria popular atribui diversos benefícios ao chá verde, e muitos pesquisadores investigam se eles são reais ou não. Recentemente, dois estudos apontaram que a bebida pode ajudar no combate ao câncer de próstata e ao câncer de mama.
No primeiro, 40 mulheres diagnosticadas com câncer de mama receberam placebo ou doses variadas de extrato de chá verde. Ao longo de dois meses, as que tomaram o extrato apresentaram concentrações menores de substâncias responsáveis pelo crescimento e pela migração de tumores (VEGF, sigla em inglês para Fator de Crescimento Endotelial Vascular; e HGF, Fator de Crescimento de Hepatócitos).
Um dos objetivos da pesquisa (ainda em andamento) é encontrar doses saudáveis de extrato de chá verde (aquelas usadas no estudo equivalem de 8 a 24 xícaras de chá normalmente consumido) para fins terapêuticos. “O estudo foi muito pequeno para dar certeza de que o chá verde pode prevenir câncer de mama, mas pode nos levar adiante para entender mecanismos anti-tumor”, explica Katherine Crew, do Centro Médico da Universidade de Columbia em Nova York (EUA). Crew e sua equipe usaram como base uma pesquisa divulgada em 2009, feita com 26 homens diagnosticados com câncer de próstata – com resultados igualmente positivos.
No segundo estudo, foram avaliados 67 homens que iriam se submeter a prostatectomia (cirurgia de remoção parcial ou total da próstata) devido a um tumor. Semanas antes, alguns foram orientados a tomar diariamente seis xícaras de chá verde, enquanto outros apenas tiveram de tomar mais água. Aqueles que consumiram o chá apresentaram menor concentração de um antígeno prostático específico no organismo – índices elevados dessa enzima estão associados ao crescimento de câncer de próstata.
Combinadas, as três pesquisas sugerem que o chá verde (consumido em grande quantidade) pode ajudar a controlar o crescimento de tumores – o benefício pode ser atribuído aos polifenóis presentes na bebida e, em maior concentração, nos extratos. Embora ressalte que ainda é cedo para recomendar o consumo de chá verde para prevenir câncer, Crew acrescenta que há diversos estudos avaliando o potencial do extrato para auxiliar em casos de mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama.
Em tempo: no Japão, onde o consumo de chá é muito mais comum, a ocorrência de casos de câncer de mama e de próstata é três vezes menor do que nos Estados Unidos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).[LiveScience]
FUENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário