quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

curry: a curcumina

Tempero indiano pode ajudar pacientes com resistência ao tratamento de câncer de próstata
Prato cheio para quem gosta de curry: a curcumina, um dos componentes presentes no condimento indiano, pode ajudar a retardar a progressão do câncer de próstata em pacientes com resistência à terapia de privação de andrógeno. Um artigo sobre a pesquisa, liderada por uma equipe do Jefferson’s Kimmel Cancer Center, foi publicado no periódico científico especializado Cancer Research.
A terapia conhecida como privação de andrógeno age inibindo o receptor de andrógeno – um importante hormônio masculino envolvido no desenvolvimento e progressão do câncer de próstata. Entretanto, em muitos pacientes esse receptor é reativado mesmo durante o tratamento. Assim, o desenvolvimento de novos alvos que influenciam no complexo processo de crescimento do tumor seria benéfico para quem parece ignorar os medicamentos.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores submeteram células de câncer de próstata à privação do hormônio na presença e na ausência da curcumina. Resultado: a substância potencializou o efeito da terapia. Além disso, descobriu-se que o condimento é um inibidor potente tanto do ciclo celular como da sobrevivência em células cancerosas. A ação benéfica da curcumina foi comprovada em outros experimentos com ratos castrados (para simular a terapia de privação do hormônio).
Os dados demonstram pela primeira vez que a curcumina não só impede a resistência à terapia, como também é eficaz no bloqueio do crescimento de tumores já estabelecidos. De acordo com os pesquisadores, o trabalho é especialmente importante porque outros tipos de câncer também podem ser controlados pela manipulação hormonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário