domingo, 26 de fevereiro de 2012

SINUSITE

Estudo mostra que antibióticos não melhoram significativamente os sintomas da sinusite
Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis, nos EUA, mostra que antibióticos podem não ser os melhores meios de melhorar os sintomas da sinusite. Contudo, esse tipo de medicamento tem sido vastamente indicado para o problema, causando preocupação sobretudo porque aumentam a resistência de certas bactérias quando usados frequentemente.
“Os pacientes não melhoram mais rápido ou apresentam menos sintomas quando tomam antibióticos”, diz Jay Piccirillo, autor sênior do estudo. Um artigo sobre o trabalho foi publicado no periódico científico especializado Journal of the American Medical Association. “A maioria das pessoas melhora por conta própria”.
Os pesquisadores avaliaram 166 adultos que se encaixavam nos critérios de ‘sinusite aguda’. Seus sintomas foram classificados como moderados, graves ou severos. Eles também tinham que relatar dor ou sensibilidade no rosto, além de corrimento nasal entre sete e 28 dias. Pacientes com infecções crônicas ou complicações graves da doença – como otites ou infecções pulmonares – não foram incluídos na pesquisa.
Parte dos voluntários recebeu amoxicilina e outra parte recebeu placebo. Em ambos os casos, no entanto, os pacientes receberam medicamentos para aliviar a dor, a febre, a congestão e a tosse. A partir do sétimo dia, o grupo que recebeu o antibiótico apresentou uma leve melhora, mas nada capaz de realmente atenuar os sintomas da sinusite (em uma escala de 1 a 3, uma diferença clínica significativa existiria a partir de 0,5, mas os resultados mostraram uma melhora de apenas 0,19 – algo que não faria diferença para o paciente). No décimo dia, pacientes dos dois grupos estavam bem melhores ou curados, independente do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário