domingo, 26 de fevereiro de 2012

Novas células solares

Novas células solares captam mais energia e são mais baratas
 Nova célula solar.
Crédito: divulgação/ Optoelectronics Group, Cavendish Laboratory/ University of Cambridge.
Um novo tipo de célula solar, desenvolvido por cientistas da Universidade de Cambridge, Reino Unido, pode captar mais energia da luz do Sol e desperdiçar menos energia em forma de calor. A pesquisa, cujos resultados foram publicados hoje no periódico científico especializado NanoLetters, é um esforço para garantir um mundo mais sustentável no futuro.
Os painéis solares atuais absorvem energia de partículas de luz, os fótons, e com elas geram elétrons para criar eletricidade. As células solares convencionais captam apenas parte da luz do Sol que incide sobre elas e perdem a maior parte da energia capturada – em especial os fótons azuis – em calor. A incapacidade de extrair a energia total de todas as diferentes cores de luz torna o dispositivo tradicional ineficiente para converter mais de 34% da luz solar captada em energia elétrica.
A nova célula solar híbrida absorve tanto a luz vermelha quanto a luz azul e as transforma em corrente elétrica. Uma célula solar típica gera um simples elétron para cada fóton capturado. Na pesquisa, ao adicionar um semicondutor orgânico, o pentaceno, as células solares puderam gerar dois elétrons para cada fóton do espectro de luz azul, aumentando para 44% a taxa de captação de energia solar incidente.
Conforme argumenta Bruno Ehrler, autor principal do artigo, as células solares híbridas têm uma vantagem sobre as atuais de tecnologia de silício. A vantagem decorre de poderem ser produzidas em grandes quantidades a um baixo-custo, devido ao processo de impressão rolo-a-rolo. No entanto, grande parte do custo de uma usina de energia solar é a terra, o trabalho e o hardware de instalação. Enfim, mesmo sendo os painéis solares orgânicos mais baratos, é preciso melhorar sua eficiência para torná-los competitivos. “Caso contrário, seria como comprar uma pintura barata para depois descobrir que ela precisa de uma moldura cara.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário