domingo, 26 de fevereiro de 2012

Descoberto um mecanismo genético responsável pelo glioblastoma

Descoberto um mecanismo genético responsável pelo glioblastoma
Ressonância magnética mostra glioblastoma em cérebro de paciente. Crédito: Wikipedia.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Van Andel (VARI), nos EUA, descobriram uma forma de prever a sensibilidade dos pacientes para medicamentos contra o glioblastima, o tipo mais comum e agressivo de tumor maligno no cérebro: um mecanismo que ativa um importante oncogene. Um artigo publicado no periódico científico especializado Proceedings of the National Academy of Science descreve o método.
Um oncogene é um gene com o potencial de causar o câncer, doença desencadeada pela proliferação exagerada das células. Tumores (concentrações de células que passaram a se multiplicar desorganizadamente) geralmente apresentam altos níveis do oncogene MET ou genes do receptor do fator de crescimento epidermal (EGFR).
“Porque os inibidores dos oncogenes MET e EGFR estão sendo desenvolvidos contra diversos tipos de câncer, incluindo o glioblastoma, é importante identificar marcadores preditivos que indicam os subgrupos de pacientes adequados para essas terapias”, explica Qian Xie, responsável pelo estudo. O gene MET é um bom alvo para as novas terapias, e alterar sua sinalização é uma forma de brecar o tumor em alguns pacientes. Ao lado do fator de crescimento de hepatócitos (células capazes de sintetizar proteínas), consegue definir o processo de sobrevivência, crescimento, formação de vasos sanguíneos e metástases de tumores.
“O progresso no entendimento deste processo vital levou ao desenvolvimento bem-sucedido de meios para bloquear anticorpos e várias moléculas menores como os inibidores de quinase MET”, explica Vande Woude, chefe do laboratório de oncologia molecular do instituto. “Os resultados de estudos clínicos recentes demonstram que inibir a sinalização do MET em vários topos de tumores humanos sólidos tem um grande valor terapêutico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário