quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Clima na Rússia atinge situações extremas

Clima na Rússia atinge situações extremas
Especialistas afirmam que condições estão piorando
Os Cientistas, climatologistas e ambientalistas são unânimes em afirmar que as condições climáticas na Rússia atingem cada vez mais situações extremas. Dona de um imenso território, o país possui regiões de permafrost, solo permanentemente congelado, e áreas que já se ressentem do fenômeno do aquecimento global.
A climatologista do Ministério Para Situações de Emergência e Defesa Civil da Rússia, Arina Andrianova, foi encarregada de elaborar estudos sobre a questão. “O aumento da temperatura média na Rússia nos últimos 100 anos tem sido até duas vezes superior ao da temperatura global. Em comparação com o resto do mundo, os efeitos do aquecimento global na Rússia cresceram várias vezes, provocando maiores índices pluviométricos, aumento dos níveis dos rios e, em consequência, cheias e inundações. O fenômeno do aquecimento global tem provocado efeitos até mesmo numa das regiões mais frias do planeta, o Oceano Glacial Ártico. Nos últimos 30 anos, houve uma grande redução das áreas de gelo sobre o mar, e as temperaturas têm oscilado demais na região.”
A diminuição da espessura do solo permanentemente gelado preocupa os cientistas
Os especialistas afirmam que a situação na Rússia é mesmo de extremos, e que estas condições têm-se acentuado nos últimos vinte anos. O diretor do programa climatológico da sessão russa do World Watch Fund (Fundo Mundial Para a Natureza), Alexei Kokorin, afirma que estas mudanças exigem constantes atenções. “O clima da Rússia está cada vez mais desequilibrado. Por isso, todas as previsões que se façam em torno de mudanças ou de possibilidades de ocorrência de catástrofes naturais devem merecer a maior atenção das autoridades. As mudanças climáticas têm forte relação com o aquecimento global e merecem ser analisadas em profundidade. O ideal é o de que o poder público consiga se adiantar aos efeitos das tragédias naturais, salvando vidas e impedindo complicações altamente danosas.”
Por ora, os cientistas consideram que a população da Rússia não deve se assustar pois as mudanças climáticas no país continuarão acontecendo de forma gradual, de modo que todos poderão se adaptar a estas transformações no devido tempo.
A grande preocupação dos especialistas russos, no momento, é a diminuição da espessura do solo do permafrost. Mas eles mesmos admitem que esta é uma questão para muitas décadas e que, por enquanto, a situação atual se manterá.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário