domingo, 8 de janeiro de 2012

Brasileiro de 15 anos supera Apple com tecnologia de reconhecimento de língua portuguesa

Brasileiro de 15 anos supera Apple com tecnologia de reconhecimento de língua portuguesa
Por Redação
17:37 - 08-01-2012
Um brasileiro de 15 anos de idade conseguiu aquilo que a empresa multimilionária Apple ainda não conseguiu: adaptar o sistema de reconhecimento de voz Siri, lançado com o recente modelo iPhone 4S, à língua portuguesa, quando oficialmente as únicas línguas suportadas são o inglês, o alemão e o francês.
O adolescente, entendendo que a empresa não prestava a devida atenção à língua portuguesa, não esperou por um update da Apple e meteu mãos à obra e conseguiu que o sistema de reconhecimento de voz «entendesse» português.
A ideia terá surgido de uma conversa com os amigos, que sentiam a falta de poder utilizar o aparelho na língua materna.
Pedro Francheschi explica que a adaptação foi feita a partir da interceção da comunicação entre o dispositivo de reconhecimento de voz do iPhone e os servidores da Apple. Para isso, o programador utilizou a aplicação Dragon Dictation, que transcreve dados de voz em português.
O jovem explica no seu blogue que apesar da funcionalidade ainda não estar disponível para os utilizadores comuns, vai tentar inverter tal facto: «assim que o Jailbreak [método através do qual é possível desbloquear o iPhone para permitir a instalação de programas não aprovados oficialmente pela Apple] do iPhone 4S estiver disponível, trabalharei arduamente para fazer o Siri em português brasileiro funcionar no iPhone 4S, não dependendo assim da Apple para isso!»
Desde a divulgação da descoberta, o jovem autodidata recebeu várias ofertas de trabalho. Apesar disso, mantém-se na empresa onde já colaborava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário