quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FBI fecha site MegaUpload

FBI fecha site de partilha de ficheiros MegaUpload
Por Redação
23:07 - 19-01-2012
O popular portal de partilha de ficheiros MegaUpload foi encerrado pelo FBI. Quatro trabalhadores foram ainda detidos, por suspeita de infrações relacionadas com direitos de autor e lavagem de dinheiro. O FBI suspeita ainda do envolvimento de três outras pessoas.
Segundo o FBI, este é um dos maiores processos de sempre dos EUA por violação de direitos de autor e estima-se que o portal tenha lucrado de forma criminosa mais de 135 milhões de euros, causando mais de 500 mil milhões em prejuízos para os detentores de direitos de autor.
Foi entretanto divulgado que o administrador-executivo do portal é o músico e produtor americano Swizz Beats, casado com a cantora Alicia Keys.
Swizz Beats não se encontra entre os detidos na operação de encerramento do portal, mas sim o fundador Kim Schmitz, um cidadão alemão que já foi condenado anteriormente por atividades criminosas online.
O MegaUpload permitia a qualquer pessoa colocar ficheiros nos servidores da empresa, que tem sede em Hong Kong, e partilhá-los. Era frequentemente usado para partilhar ficheiros de música, vídeos e software, entre outros, infringindo direitos de autor. O FBI está também a investigar os servidores do site espalhados pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário