Vírus H5N1
Hong Kong ordena destruição de 17.000 aves
por Lusa Hoje
Elementos das autoridades sanitárias de Hong Kong procedem à eliminação de aves infectadas Fotografia © Siu Chiu - ReutersAs autoridades de Hong Kong ordenaram a destruição de 17.000 frangos no mercado de Cheung Sha Wan depois de uma das aves ter sido detetada com gripe das aves, revela a imprensa local.
O mercado ficará também encerrado até 12 de Janeiro, informou o departamento de agricultura, pesca e conservação de Hong Kong ao assinalar que não foi possível determinar se a ave infetada era oriunda de um aviário local ou importada.
O mesmo departamento irá investigar as quintas de produção de aves em Hong Kong, recolhendo algumas amostras.
O Secretário da Saúde de Hong Kong, York Chow, destacou entender os prejuízos que a ação governamental acarreta para os consumidores e produtores de Hong Kong, mas salientou que "há que tomar medidas decisivas e efetivas para prevenir a expansão do vírus na cidade".
A retirada das aves do mercado coincide com as celebrações do Natal e do solstício de inverno em Hong Kong onde é tradição servir um prato de carne de aves nos banquetes, situação que poderia comprometer as celebrações das famílias.
Mais de 300 pessoas morreram em todo o mundo devido à gripe das aves que surgiu em 2003 e 565 foram infestadas pela doença, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde.
Desde 2003, o vírus H5N1 obrigou a matar 400 milhões de aves provocando perdas de cerca de 15.330 milhões de euros em todo o mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário