quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Criança sobrevive após 30 minutos debaixo de água

Criança sobrevive após 30 minutos debaixo de água - EUA
por DN.pt   Hoje
Uma criança norte-americana, de dois anos, sobreviveu após ter ficado 30 minutos debaixo de água. Um caso que está a ser considerado um milagre nos Estados Unidos da América.
Um menino norte-americano, de dois anos, sobreviveu após ter ficado cerca de 30 minutos debaixo de água, avançou o canal televisivo ABC. Caleb Teodorescu caiu dentro da piscina da casa da sua família, em Phoenix, no Arizona, e foi encontrado pela mãe, trinta minutos depois, com paragem cardíaca e respiratória.
Devido à gravidade da situação, um vizinho prestou os primeiros-socorros à criança no local, antes de a levarem de emergência para o hospital, onde se deu um "verdadeiro milagre".
Os médicos ligaram Caleb a um ventilador, para que ele pudesse respirar, e usaram uma técnica para o reanimar denominada "hipotermia terapêutica" - onde o corpo é arrefecido ao ponto de ficar quase em estado de hibernação, para se proteger o cérebro dos danos resultantes da falta de oxigenação.
Ao longo de quatro dias, a criança foi sendo "reaquecida" lentamente, tendo finalmente despertado sem apresentar quaisquer sequelas. O chefe da equipa médica que a assistiu, o pediatra Corey Philpot, considerou a operação um sucesso e que a criança tinha "desafiado todas as probabilidades" de sobrevivência.
"Quando o encontrámos estava azul, não respirava e o seu coração já não batia", contou a mãe à ABC, "disseram-nos que Caleb ia ter sequelas e que nunca mais iria voltar a ser o mesmo", disse.
Contudo, após o tratamento, a criança acordou normalmente e voltou para casa dos pais, sem qualquer tipo de sequela, e pronta para voltar a ter uma vida normal, tal como antes. Um "milagre" que emocionou a América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário