quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Terremoto na Sibéria

Terremoto na Sibéria provoca remoção de 1.500 pessoas
Moradores da cidade russa de Kyzyl estão alojados pelo governo
28/12/2011 10h30
Quase 1.500 pessoas, incluindo 632 crianças, foram evacuadas da cidade russa de Kyzyl, na Sibéria, informou a assessoria de imprensa do Departamento de Situação de Emergência da República de Tuva à agência de notícias Itar-Tass. O Ministro para Situações de Emergência e Defesa Civil da Rússia, Sergei Shoigu, solicitou, nesta quarta-feira, 28, a realização de revisão de todas as construções da Sibéria que possam representar algum perigo em caso de terremotos. Essa declaração foi feita em consequência dos tremores de terra ocorridos na região.
Shoigu afirmou que há importantes prédios no local, pedindo, então, o envio de peritos, inclusive para reverem as pontes sobre os rios Yenisei e Angara. Além disso, o ministro russo solicitou a verificação da resistência contra terremotos nas escolas da região e a mobilização de equipes médicas para respostas rápidas diante de situações de emergências e desastres naturais.
Moradores da cidade russa de Kyzyl num abrigo temporário do governo, em consequência de terremoto na região
As pessoas retiradas de Kyzyl foram acomodadas em casas rurais. Foi aberto um centro de alojamento temporário no centro de cultura e lazer em Shagonar, onde estão cerca de 200 pessoas. Um total de 1.626 pessoas, incluindo 762 crianças, foram retiradas de Tuva.
Segundo o documento do departamento de emergência, para evitar pânico, são dadas explicações aos moradores da república. Como medida de prevenção, foram criadas sedes temporárias, que não ficam distantes do epicentro do terremoto, em Shagonar e Saryg-Sel, no distrito de Kaa-Khem.
A assessoria de imprensa do órgão de emergência de Tuva disse também que a situação operacional está estável, sendo mantido o controle da República. Não há informações de vítimas nem de destruição de edifícios, bem como saques, completou o documento do departamento.
As cidades de Krasnoyarsk e Abakan, na Sibéria, registraram, na terça-feira, um forte tremor de terra às 19h37min (no horário de Moscou). O Centro Regional do Ministério de Situações de Emergência e Defesa Civil está avaliando o ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário