quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Pesquisa pode gerar bioterrorismo: publicar ou não?

Pesquisa pode gerar bioterrorismo: publicar ou não?
Roterdã, Holanda
Data de publicação : 21 Dezembro 2011
7:21pm
Por Philip Smet (Foto: ANP) No interesse da saúde pública, os resultados do estudo holandês sobre o vírus da gripe aviária devem ser publicados. É o que acha o virologista Ron Fouchier, líder da pesquisa no Centro Médico da Universidade Erasmus, em Roterdã. Ele discorda do conselho norte-americano, que quer que grande parte do estudo seja mantido em segredo.
O conselho científico norte-americano para segurança biológica, NSABB, quer evitar que todos os dados da pesquisa holandesa sejam divulgados. Terroristas poderiam utilizar estes dados para desenvolver um supervírus mortal.
A revista científica Science acha que a pesquisa feita em Roterdã é muito importante para a saúde pública. A renomada revista Nature também quer publicar a pesquisa por este motivo. A Science foi quem procurou o NSABB sobre a publicação.
Reprodução
O chefe da pesquisa, Ron Fouchier, compreende o barulho em torno de uma possível publicação e concorda que existe algum perigo. Nós fizemos de um vírus muito perigoso um ainda pior, portanto, é possível fazer mau uso desta informação. Com um bom grupo de virologistas, seria possível reproduzir um vírus assim.”
O time da Universidade Erasmus fez uma variante geneticamente modificada do vírus da gripe aviária H5N1, que muito provavelmente é transmissível de pessoa para pessoa. O H5N1 é comum em aves, mas o vírus raramente passa do animal para um ser humano. O time de pesquisadores fez o estudo a pedido da instituição de saúde norte-americana NIH para descobrir se o vírus H5N1 poderia provocar uma pandemia.
Terrorismo biológico
Mantendo secreta apenas uma parte da pesquisa, sua publicação, seria, segundo Fouchier, responsável. “Pessoas que trabalham para a saúde pública acham os resultados desta pesquisa muito importantes. Mas a metodologia de nossa pesquisa não é tão interessante para elas, portanto a receita para o ‘bioterrorismo’ não precisa ser publicada. As mutações que são responsáveis pela transferência do vírus da gripe aviária devem ser conhecidas por quem é do meio, porque eles têm que agir rapidamente quando encontrarem um vírus com estas características”, argumentou Fouchier em entrevista à Radio 1 holandesa.
A redação da revista Science analisa a possibilidade não divulgar também outras informações. Apenas pessoas de extrema confiança terão acesso a todos os dados. Mas segundo Fouchier, é impossível ter um sistema totalmente livre de ‘vazamentos’. “Assim que mais de dez pessoas tiverem a informação, ela é pública. Este é o padrão. Nós fizemos uma lista com cerca de 100 organizações que precisam da informação, então é melhor publicar com responsabilidade.”
Mas Fouchier quer esperar pelo resultado da discussão sobre a publicação. “Nós optamos em conjunto por deixar a discussão continuar mais um pouco antes de tomar uma decisão.” Publicar num website próprio também seria, segundo ele, uma possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário