quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tratar doenças comuns sem medicamentos

Tratar doenças comuns sem medicamentos

Já à muito que nos habituamos a tomar medicamentos (químicos) para todo o tipo de problemas que nos afectam, mas por vezes uma simples redução de peso ou exercício físico mudaria a necessidade de recorrer à medicação, porque a medicação prescrita ou auto medicação tem sobre o nosso organismo alguns efeitos colaterais e custa em alguns casos bastante dinheiro.
O volume de Abril 2008 da conceituada Harvard Health Letter deixa-nos algumas dicas de como podemos gerir sete dos mais comuns problemas de saúde que afectam um grande numero de pessoas em todo o mundo, de forma a não necessitar de medicação (químicos). Claro que é necessária também alguma disciplina, mas na grande maioria dos casos, uma abordagem mais natural e sem recorrer à medicação (químicos) funciona com os mesmos resultados ou em alguns casos bastante melhor.
Artrite
Existe uma grande hipótese que uma redução no seu peso faça com que a artrite lhe cause menos dores. Combine uma redução de peso com algum exercício físico e puderá ter menos dores e melhorar a sua mobilidade. Mesmo para aquelas pessoas que tenham o seu peso controlado, o exercício físico que não coloque muita pressão sobre os ligamentos fará com que as dores tenham uma redução de intensidade considerável.
Colesterol
Os seus níveis de LDL lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins) podem baixar 5% ou mais se mantiver as comidas com altos índices de gordura saturada longe da sua dieta. Adicionalmente a fibra solúvel também pode ajudar na redução dos níveis LDL no seu organismo, tal como o consumo de margarina enriquecida com esteróis.
Declínio Cognitivo
Treinos de memória e outros “exercícios mentais” parecem ajudar pessoas com uma idade avançada a manter memória e raciocínio saudáveis. Mas o exercício físico pode beneficiar bastante mais o cérebro do que a “ginástica mental”.
Depressão
Vários estudos defendem que o exercício físico regular tem um potente efeito antidepressivo, mas pode ver mais como curar a depressão neste artigo.
Diabetes
Exercício físico regular é também um poderoso travão para os níveis de açúcar no sangue, porque o músculo exercitado torna-se muito mais receptivo à insulina o que ajuda a retirar o açúcar da corrente sanguínea. Comer menos doces e comidas que contenham hidratos de carbono de fácil digestão : frutas, pães integrais, cereais, arroz, hortaliças. Esses são os hidratos de carbono saudáveis, chamados “complexos”, eles contêm açúcares naturais que o corpo consegue metabolizar com facilidade e lentamente para obter um funcionamento equilibrado do cérebro, comportamento, humor e energia útil.
Pressão arterial elevada
Perder o peso que tem em excesso e exercício físico regular juntamente com uma redução de sódio na sua alimentação reduz eficazmente a sua pressão arterial, tal como uma redução do seu stress diário.
Osteoporose
Os exercícios com pesos colocam os seus ossos sobre stress, e os tecidos dos ossos reagem tornando-se mais fortes e densos. No topo da lista de recomendações relativas à sua dieta temos a vitamina D e o cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário