Cancro da mama
Detecção precoce permite curar 70 a 80% dos casos
por Lusa
A detecção precoce do cancro da mama, diagnosticando o tumor com menos de um centímetro, permite curar 70 a 80% dos casos, alertou hoje o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Carlos Oliveira.
"Queremos detectar tumores com menos de meio centímetro ou menos de um centímetro", afirmou o médico, também presidente do Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga, ao referir que isso é possível através do rastreio e da realização da mamografia.
Carlos Oliveira falava à Agência Lusa a propósito das caminhadas em sete cidades da região Centro que acontecem no sábado por iniciativa do Movimento Vencer e Viver do NRC-LPCC, iniciativas que visam alertar para a importância da prevenção e detecção precoce do cancro da mama, angariar fundos para o apoio social à mulher com esta doença e divulgar os projectos da LPCC no domínio desta patologia.
A segunda edição das Caminhadas "Pequenos Passos, Grandes Gestos" decorre, a partir das 15:00, nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.
"É inovadora na região Centro porque é simultânea em sete cidades, para uma mobilização grande da população. Estamos a fazer um esforço muito grande para juntar, na globalidade, uns milhares de pessoas", adiantou o professor catedrático de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
As caminhadas nascem da necessidade de sensibilizar para o Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama (Outubro), com uma iniciativa dirigida a toda a população, desde os adultos aos mais jovens, passando por mulheres e homens. O objectivo é reunir o máximo de participantes para que a mensagem da prevenção e do diagnóstico precoce possa chegar a cada vez mais pessoas, lê-se numa nota sobre a iniciativa.
"É um evento social e lúdico, mas o grande objectivo é sensibilizar as pessoas para a importância da detecção precoce. A palpação [das mamas] já não é aconselhada, queremos detectar através da mamografia os tumores com menos de meio centímetro ou menos de um centímetro", salientou o presidente da LPCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário