quinta-feira, 3 de março de 2011

Tráfico

Brasil é o maior consumidor de drogas na América do Sul
Relatório dos EUA mostra que Brasil e Argentina são os maiores mercados de drogas ilícitas da América
3/03/2011
No ranking dos maiores consumidores de drogas, quem lidera a lista é o Brasil. Em um relatório, divulgado nesta quinta-feira, 3, sobre a “Estratégia para o controle Internacional de Narcóticos”, o Departamento de Estado dos Estados Unidos mostrou que, dentre os consumidores sul-americanos, o Brasil é quem está no topo da lista.
                                
Por sua extensão e grande costa, passagem de drogas pelo país é intensa
O documento é publicado anualmente, com informações sobre os países que ajudam os EUA a combater o narcotráfico. O Brasil, segundo o documento, devido à sua grandeza e à extensa costa, transforma-se “em uma rota de passagem inevitável para o contrabando de narcóticos rumo a Europa, África e, em menor quantidade, aos Estados Unidos”.
Na América do Sul, a Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai também continuam sendo países estratégicos na distribuição das drogas com destino à Europa e América do Norte. Dados ainda apontam um aumento considerável no consumo, e que segue crescendo, já que há muito material passando pelo país.
Um outro relatório, desta vez elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que, no Brasil, já existem cerca de 900 mil consumidores de cocaína. O país, além de consumir, vem se transformando em um grande fornecedor de compostos químicos para produção das drogas. De acordo com os EUA, isto vem contribuindo para o tráfico pela não fiscalização do trânsito de pequenos aviões da Colômbia e Peru, fortes mercados produtores de cocaína.
Outra rota importante de droga é a Argentina, que apesar de não ser uma produtora, transformou-se no segundo maior mercado consumidor. Apenas em 2010, cerca de 70 toneladas de cocaína passaram pelo país, destinadas, principalmente, à Europa.
O relatório ainda apresenta dados de cultivo da planta geradora da maconha no nordeste do país. Entretanto, o maior fornecedor deste tipo de droga continua sendo o Paraguai. No último ano, o país havia sido retirado da lista dos maiores produtores e lugares de passagem de drogas ilegais, mas continua sendo um importante fornecedor de maconha para a América do Sul.
O Uruguai, que não é um grande produtor de drogas, vem atraindo os traficantes devido a sua “estratégica posição marítima”, fazendo fronteira com Argentina e Brasil, os dois maiores mercados. O Chile, que também não é considerado um grande produtor, também é um país importante na passagem destas drogas para os embarques com destino a Europa e Estados Unidos.
Entretanto, o que mais preocupou as autoridades nestes relatórios foi o aumento no consumo da pasta base de coca, em toda a região sul-americana. “O consumo local do produto da base da cocaína, barato e altamente aditivo, conhecido como ‘pasta base’, continua sendo um problema”, finaliza o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário