quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia Mundial da Tuberculose

Mortes por tuberculose ainda são quase 5 mil por ano no Brasil
Nesta quinta-feira comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, criado em 1982 pela OMS
24/03/2011
Dados do Fundo Global Tuberculose Brasil mostram que a tuberculose ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas por ano em todo o país. A média anual de casos da doença no Brasil é de 83 mil.
Doença afeta principalmente os pulmões (Fonte: Agência RBS)Nesta quinta-feira, 24, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, criado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente as camadas mais pobres da população, mas é possível evitá-la, tratá-la e mesmo curá-la.
Sintomas da tuberculose
O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de mortes em decorrência da tuberculose: 900 por ano. O Brasil ocupa a 15ª posição entre os 22 países responsáveis por 80% dos casos de tuberculose em todo o mundo.
A doença afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos, como ossos, rins e meninges. Os sintomas mais comuns são tosse seca e com presença de secreção, além de cansaço em excesso, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento, rouquidão, fraqueza e prostração. Alguns pacientes, no entanto, não apresentam sintomas.
LEIA MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário