terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Hugo Chávez estará em coma induzido

Hugo Chávez estará em coma induzido
por Sofia Fonseca
Os venezuelanos rezam por Hugo Chávez
Os venezuelanos rezam por Hugo Chávez Fotografia © REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

O jornal espanhol ABC avança que o o presidente venezuelano se encontra em coma induzido e que as máquinas poderão ser desligadas, o que poderá resultar na sua morte.

O estado de saúde de Hugo Chávez, que está em Cuba a realizar os tratamentos contra um cancro, deteriorou-se nos últimos dias, levando inclusivamente ao cancelamento das celebrações de passagem de ano.
O jornal espanhol ABC avança que o presidente venezuelano está em coma induzido e que as máquinas que o mantêm vivo poderão ser desligadas a qualquer momento.
A publicação diz ainda que Chávez tem febre constante e já não reage aos antibióticos. Desde que foi operado, a 11 de dezembro, que estará a ser alimentado de forma intravenosa, "devido à extração de quase meio metro de intestino".
As autoridades venezuelanos garantem que o presidente venezuelano está vivo, mas parecem estar a preparar a população para a sua morte. No domingo, o vice-presidente Nicolas Maduro - em quem Chávez depositou toda a confiança antes de viajar para Cuba tendo-lhe praticamente entregado o poder - interrompeu a emissão televisiva para anunciar o cancelamento das celebrações de Ano Novo devido ao agravamento do estado de saúde do presidente.
"Fomos informados de novas complicações que surgiram após a infeção respiratória", as quais "devem ser tratadas com um método que não está livre de riscos", disse Maduro.
Perante os boatos que começaram a circular acerca do estado de saúde de Chávez, o seu genro, Jorge Arreaza, que é ministro da Ciência e Tecnologia, escreveu no Twitter que este está "tranquilo e estável" e pediu aos venezuelanos para não acreditarem em "rumores maliciosos".
Os venezuelanos entraram assim em 2013 com muitas dúvidas acerca da saúde do seu presidente. Verdadeiras multidões têm-se juntado para rezar por Chávez.
O presidente da Venezuela foi operado a 11 de dezembro devido ao cancro. Durante a cirurgia sofreu uma hemorragia, e depois o pós-operatório foi duro, com uma complicada infeção respiratória.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário