terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como o eixo da Terra afeta seus hábitos de sono

Muita gente gosta, outros detestam, mas a questão é que o horário de verão pode afetar nossas rotinas. Principalmente quando tivermos que voltar ao horário normal.
“Quando voltarmos ao horário normal, parece que temos uma hora extra no período da manhã para dormir, mas isso pode despistar as pessoas, principalmente porque elas acham que podem ficar acordadas até tarde, e, em última análise, dormem pouco”, adverte a Dra. Anita Valanju Shelgikar, da Universidade de Michigan.
Segundo a Dra. Anita, a chegada do inverno apresenta uma transição mais difícil, já que, conforme os dias encurtam, uma lacuna alarga entre nossos relógios internos do corpo e do dia.
O horário de verão é uma tentativa de tirar proveito da flutuação anual na quantidade de tempo em que vemos o sol acima do horizonte. Essa variação acontece porque o eixo em torno do qual a Terra gira não está em linha reta em relação ao sol; em vez disso, nosso planeta é inclinado 23,5 graus.
Isso significa que, conforme a Terra viaja ao redor do sol em seu curso anual, um hemisfério está inclinado em direção ao sol, recebendo mais do que seu quinhão de luz e calor, enquanto o outro fica mais distante, curtindo um inverno.
Este efeito se torna mais forte à medida que viajamos mais para o norte ou para o sul do equador, de modo que o verão em ambos os pólos significa 24 horas por dia de luz solar, e o inverno significa uma escuridão de 24 horas.
O horário de verão é uma tentativa de lidar com esta situação, deslocando o dia em uma hora para aproveitar a luz solar. A ideia foi sugerida pela primeira vez por Benjamin Franklin em 1874.
Segundo pesquisadores, a luz é a sugestão ambiental mais importante que diz ao nosso cérebro para acordar de manhã; sendo assim, a escuridão no período da manhã faz com que seja mais difícil sair da cama.
A Dra. Anita recomenda expor seus olhos a luz certa quando você se levanta. Enquanto a luz natural é provavelmente a melhor sugestão, luz artificial em seu quarto ainda pode ajudar.
A rotina também ajuda. Aderir a um horário fixo de sono, com uma hora de dormir fixa e uma hora de acordar fixa, pode ser ideal.[LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário