segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ANEMIA FALCIFORME

O que é anemia falciforme?
Deficiência nas células do sangue causa sintomas de anemia
por Danilo Sala
<a href='http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&amp;vid=1a497rka7&amp;from=null&amp;src=FLPl:embed::uuids' target='_new' title='O que é anemia falciforme?' >Vídeo: O que é anemia falciforme?</a>
Milhares de pessoas ao redor do mundo nascem com doenças nas células do sangue. Uma delas é a anemia falciforme, uma doença genética e hereditária que, quanto mais cedo for descoberta, melhor pode ser controlada. Existem vários tipos de anemia. Um deles é a chamada falciforme, que tem esse nome por uma característica muito particular.
O que é anemia falciforme?
Dentro do nosso sangue existem células que fazem o transporte do oxigênio e do gás carbônico do pulmão aos tecidos do corpo, as chamadas hemácias, ou glóbulos vermelhos.
Quando se tem a doença falciforme, essas células perdem a característica arredondada e elástica, e se tornam endurecidas, adquirindo um aspecto de foice, daí o nome falciforme. A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada pessoa, começando a se demonstrar na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.
Sintomas
Os sintomas incluem dores nos ossos e nas articulações, fadiga intensa, pele e olhos amarelados, tendência a infecções e feridas nas pernas, que podem demorar anos para cicatrizar. Para evitar todas as complicações que podem surgir, é muito importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes.
A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para isso, mas o teste do pezinho, feito logo após o nascimento do bebê, além de gratuito, é muito eficiente na detecção do problema.
Quem tem a doença pode ter os sintomas por toda a vida, por isso o paciente portador necessita de assistência médica para sempre. A única possibilidade de cura é o transplante de medula óssea, um procedimento ainda polêmico. Quem tem anemia falciforme deve sempre ficar atento a complicações. Como a doença pode provocar alterações oculares, periodicamente, deve-se fazer uma visita ao oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário