quinta-feira, 4 de abril de 2013

Melatonina

Melatonina

O que é:

A melatonina é um hormônio que influencia a regulação do sono e que é produzida naturalmente pelo organismo quando anoitece em resposta ao escuro da noite. Entretanto, à medida que envelhecemos a quantidade de melatonina produzida pelo corpo diminui, o que faz com que as pessoas sofram de insônia, ou tenham um sono muito leve ou pouco reparador.

Para que serve a melatonina

Basicamente a melatonina serve para regular o ciclo circadiano de sono-vigília. Ela pode ser encontrada na forma de suplemento alimentar e ajuda o indivíduo a dormir melhor.
A melatonina no tratamento para insonia pode ser uma alternativa mais natural para melhorar a qualidade do sono mas é preciso ter alguns cuidados como:
  • Só deitar-se na cama para dormir;
  • Não deixar luzes acesas e
  • Evitar ficar no computador ou assistindo TV antes de dormir.

Efeitos colaterais da melatonina

Os efeitos colaterais da melatonina são dor de cabeça, náuseas e mal estar geral e manifestam-se quando faz-se uso excessivo do suplemento, sem acompanhamento médico.

Como tomar a melatonina

A suplementação com melatonina é um alternativa eficiente e natural à toma de medicamentos para dormir. Recomenda-se tomar de 1 a 2 mg por dia, mas a dose pode variar devendo ser ajustada de acordo com indicação médica dependendo dos resultados percebidos pelo paciente. Alguns indivíduos necessitam de doses maiores como 5 ou 10 mg de melatonina, para perceber seu efeito, e existe também a melatonina de 20 mg, que só deve ser utilizada em casos mais graves.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário