quinta-feira, 4 de abril de 2013

Hipérico: Calmante e antidepressivo natural

Fitoterapia – Hipérico: Calmante e antidepressivo natural

por

Nome Botânico:
Hypericum perforatum L.
Sinonímia:
Erva de São João; Milfurada; Jarsin
Família:
Clusiacea
Parte utilizada:
Folha e Flor
Histórico e curiosidades:
Conhecida popularmente na Europa com planta mágica e por isto entra na composição de defumadores de ambientes. Na idade média acreditava-se que o Hipérico tinha o poder de expulsar maus espíritos e o azar.
As flores de cor amarela dourado devem ser colhidas logo que desabrocham juntamente com as folhas.
A Europa é líder em prescrição do Hipérico, sendo que na Alemanha, é o antidepressivo mais utilizado, representando acima de 25% do total de prescrições para esta classe de medicamentos.
Ecologia:
Nativo da Europa e encontrada na Ásia e Norte da África habita terrenos incultos, bosques pouco densos, clareiras e prados secos até 1.600 metros de altitudes. Esta bem aclimatada no Brasil, Austrália e outros países da América.
Constituintes:
Óleo essencial, flavonóides (hiperosídeo, quercitina, quercitrina e rutina), glicosídeos (hipericina – corante vermelho)
Ações:
Adstringente, calmante, antiirritante, antidepressivo, antidiarréico, antiinflamatório, vulnerário, sedativo, diurético suave, colagogo, cicatrizante, anti-séptico e vermífugo.
Propriedades Farmacológicas:
A Hipericina exerce ligeira ação calmante, auxiliando em quadros depressivos e de distúrbios psicovegetativos acompanhados de ansiedade; É utilizada também em problemas vegetativos relacionados à depressão, como melancolia, distúrbios do sono, dores musculares e cefaléias. Ainda não foi completamente definida sua ação junto aos inibidores da Monoaminoxidase (IMAO);
Os princípios amargos estimulam os órgãos digestivos, inclusive a vesícula biliar;
A ação adstringente está relacionada aos taninos e flavonóides;
As saponinas são responsáveis pela ação estimulante da circulação sanguínea;
A Hipericina está sendo testada como agente antiviral em pacientes aidéticos;
Extrato de Hipérico é mais seguro que a Imipramine e de mesma forma efetiva para tratar pacientes com depressão moderada. (British Medical Journal December 11, 1999;319:1534-1539).
A diferença entre Hipérico e outros antidepressivos sintéticos é não provocar dependência e nem potencialização dos efeitos do álcool.
Contra indicações
Pacientes diabéticos;
Gestantes e Lactentes;
Pacientes em uso de quimioterápicos, digoxina, anticonvulsivantes, anticoagulantes, Sinvastatina e imunossupressores (Ciclosporina);
Reações adversas
Em pessoas de pele clara pode provocar fotossensibilização com inchaços, irritação e edema cutâneo, principalmente se usada em quantidades inadequadas.
Precauções:
Deve-se evitar a exposição direta ao sol durante o tratamento;
Não deve ser utilizado juntamente com outros antidepressivos;
Medicamentos devem sempre ser administrados com a orientação médico/farmacêutico.
Utilização:
Uso interno:
Cápsulas de Hipérico (extrato seco) 300 mg 1 a 3 vezes ao dia (300 a 900 mg)
Tintura: 1 a 4 mL 3 vezes ao dia.
Infusões (no tratamento da enurese noturna): 2 colheres de chá de flores em 1 xícara (de café) de água quente, coar depois de 10 minutos e administrar antes de dormir;
Uso externo:
Óleo de macerar: usar 300 g de sumidades floridas em 500 g de óleo puríssimo. Fazer compressas de gaze sobre úlceras e queimaduras, ou fricções para gota e reumatismo.
Xampus, cremes, loções, gel de banho e óleos infantis: até 5% de extrato glicólico.
Fontes:
Almança, C. C. J.; Carvalho, J. C. T. Formulário de prescrição fitoterápica. São Paulo: Atheneu, 2003.
CORDEIRO, C. H.G.; CHUNG, M.C.; SACRAMENTO, L.V.S. do. Interações medicamentosas de fitoterápicos e fármacos: Hypericum perforatum e Piper methysticum. Rev. bras. farmacogn., João Pessoa, v. 15, n. 3, Sept. 2005 . Disponível em: . Acesso em: 26 Jan. 2009. doi: 10.1590/S0102-695X2005000300019.
Filho, S. D. S. Comparação de efeitos dos extratos de Hypericum perforatum (Hipérico) e de Menta crispa (Ortelã) em diferentes modelos experimentais, UFRN, tese doutorado, 2007.
Hipérico – Informativo Embrafarma. Disponível em WWW.embrafarma.com.br acessado em 09-01-26.
Introdução à fitoterapia: utilizando adequadamente as plantas medicinais. Colombo: Herbarium Lab. Bot. Ltda, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário