terça-feira, 29 de maio de 2012

Jovem de 16 anos resolveu enigma de Newton


Lançado há 350 anos

Jovem de 16 anos resolveu enigma de Newton

por DN.ptOntem
Shouryya Ray resolveu, com apenas 16 anos, um enigma lançado há 350 anos.
Shouryya Ray resolveu, com apenas 16 anos, um enigma lançado há 350 anos. Fotografia © DR

Shouryya Ray conseguiu a proeza de resolver um enigma que matemáticos de todo o mundo tentam resolver há 350 anos. Mas, mesmo assim, este jovem de 16 anos garante que não é um génio.

Este indiano encontrou a solução para um enigma matemático lançado por Isaac Newton há 350 anos ao elaborar duas teorias sobre a dinâmica das partículas sobre as quais, nos últimos anos, apenas se tinha conseguido uma aproximação.
Ray conseguiu calcular a trajetória exata de um projétil submetido à força da gravidade e à resistência do ar e estimou com precisão o tipo de impacto e ressalto que se segue quando um corpo bate contra uma parede.
"Quando os meus professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: 'bem, não custa tentar.' Talvez esta ingenuidade de estudante me tenha ajudado", afirmou à comunicação social. O adolescente foi confrontado com este problema numa visita à Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, quando os alunos receberam dados brutos para avaliar a trajetória de uma bola.
Aos 6 anos, Shouryya Ray já conseguia resolver equações de elevado grau de dificuldade. Natural de Calcutá, na Índia, mudou-se há quatro anos para Dresden e está agora a estudar para os exames do secundário, dois anos dos colegas da sua idade.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário