terça-feira, 29 de maio de 2012

Escândalo no Vaticano expõe intrigas entre cardeais


28 de Maio de 2012
Escândalo no Vaticano expõe intrigas entre cardeais
 
O mordomo Paolo Gabrieli (atrás, à esq.) ao lado do Papa Bento 16, no Papamóvel.
O mordomo Paolo Gabrieli (atrás, à esq.) ao lado do Papa Bento 16, no Papamóvel.
Reuters
Leticia Constant
O mordomo do Papa Bento 16, Paolo Gabriele, continua detido em uma prisão do Vaticano acusado de ter furtado documentos sigilosos da Santa Sé e vazado para a imprensa. Gabriele foi detido na última quarta-feira e a polícia do Vaticano investiga se ele contou com a ajuda de cúmplices. Neste programa, analisamos esse escândalo que abala a imagem da Igreja e expõe as intrigas entre cardeais próximos ao Papa.
Para nossa correspondente em Roma, Gina Marques, este escândalo demonstra que existe uma grande batalha dentro do Vaticano. Muitos atribuem a responsabilidade deste mal estar ao Secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal italiano Tarcisio Bertone, visto como um homem que manipula o poder e impede a transparência. A Secretaria de Estado é como o governo do Vaticano.
Diversos documentos vazaram e foram publicados no livro “ Sua Santidade. As cartas secretas de Bento XVI”, escrito pelo jornalista Gianluigi Nuzzi. São 352 páginas com diversos documentos que descrevem escândalos, mentiras, tentativas de interferência nas leis italianas, enfim, um Estado que tenta interferir em outro, além de conflitos internos, principalmente no Instituto de Obras Religiosas, conhecido como IOR, que é o Banco do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário