segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Espionagem

Presidentes do Brasil e do México terão sido espionados
por Lusa-Hoje
A Presidente do Brasil Dilma Roussef
A Presidente do Brasil Dilma Roussef Fotografia © Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens
Os EUA monitorizaram as comunicações da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do homólogo mexicano, Enrique Pena Nieto, segundo documentos dos serviços secretos norte-americanos revelados pelo canal brasileiro Globo.
O canal de televisão brasileiro citou um documento revelado pelo ex-analista informático Edward Snowden que data de 20 de junho de 2012.
Nesse documento, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) procura ter "uma melhor compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores" de Rousseff e dos seus colaboradores graças a um programa que permite aceder a todos os conteúdos da internet pesquisados pela Presidente brasileira.
Rousseff, que tinha uma visita oficial a Washington prevista para outubro, organizou uma reunião de trabalho no domingo para analisar esta questão, segundo o Globo.
"Se estes dados são verdadeiros, será uma situação inadmissível, inaceitável, que poderá ser qualificada como uma clara violação da soberania do nosso país", declarou o ministro da Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo.
Segundo o Globo, o programa da NSA permite "encontrar uma agulha num palheiro" e o acesso a toda a rede de comunicações de Rousseff e dos seus colaboradores por telefone, internet e redes sociais.
Trata-se de uma "infiltração simples e eficaz que permite o acesso a dados indisponíveis de outras formas", de acordo com os documentos citados pelo canal brasileiro.
A espionagem realizada contra Pena Nieto, que assumiu a presidência mexicana em dezembro, foi realizada, segundo o Globo, quando era candidato às eleições no seu país e abrangeu o seu correio eletrónico e mensagens telefónicas, nomeadamente aquelas em que discutia os nomes dos seus eventuais futuros ministros.
O ministro da Justiça brasileiro reuniu-se recentemente em Washington com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir estas revelações.
Os Estados Unidos recusaram uma proposta brasileira de negociar um acordo bilateral sobre as atividades de espionagem.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário