terça-feira, 24 de setembro de 2013

Como lidar com uma pessoa sarcástica
 Submetido em Desafios da Vida por Francione Sousa em 2 setembro 2013

Quem nunca foi alvo do sarcasmo de alguém? Se você nunca foi, considere-se privilegiado, porque com uma grande parte das pessoas isso já aconteceu. E não é tarefa das mais fáceis encarar uma pessoa sarcástica e não sair da situação sem se sentir triste, com raiva ou totalmente magoado.
A pessoa sarcástica é azeda, cruel, pungente, irônica e mordaz, denominações dadas pelo minidicionário Larousse da língua portuguesa. A pessoa sarcástica usa de zombaria com suas vítimas, isso quer dizer que suas palavras e atos dizem o contrário do que ela realmente quer dizer, aponta os erros e hábitos das pessoas sem nenhuma consideração e sem nenhum sentimento. Será que para um sarcástico apenas as outras pessoas comentem erros e têm maus hábitos?
O fato é que a pessoa sarcástica sabe que possui muitas fraquezas, e a maioria delas tem uma baixa autoestima, devido a isso, usam a ironia difamadora para afetar as pessoas a sua volta.
O sacarmos nesse caso está intimamente ligado a uma pessoa depressiva que ataca verbalmente as outras que por algum motivo estão frustrando ela. Por exemplo, essa pessoa possui qualidades que são do desejo da pessoa sarcástica. De acordo com Joseph W. Slap, o sarcasmo é o humor doente (SLAP,1966), a pessoa usa de sarcasmo por não estar satisfeita com sua realidade, com sua vida, com sua situação, então ela vai fazer de tudo para tentar fugir dessa dor. E o modo como ela faz isso é maltratando as pessoas e tentando deixá-las no mesmo estado emocional do que o dela.
Eu já fui vítima de pessoas sarcásticas em minha própria família, no início não sabia como lidar com a situação, mas aprendi; descobri que podemos escolher não nos afetar.
Embora, você não queira ou deseje, essas pessoas podem por ventura aproximar-se de você, e existirão situações que você estará em companhia delas e poderá ser um alvo também. Por isso, é importante aprender, saber como lidar com elas de modo que você saia bem da situação e não se deixe levar pelos objetivos da pessoa sarcástica, cujos os objetivos você já está sabendo quais são: deixar você com a autoestima lá em baixo e irritar você a qualquer custo.
Porém, se você, que está lendo este artigo, tem sido vítima do sarcasmo de alguém ou até se identifica como sendo uma pessoa sarcástica, procure a ajuda de um profissional. Assim, você poderá se ajudar e promover um ambiente mais confortável ao seu redor, além de perceber que é capaz de conquistar qualquer coisa de modo bom e saudável, e ser feliz. Vamos então ao objetivo do artigo?
Como lidar com a pessoa sarcástica? 
Lembre do objetivo do sarcástico.
Lembre-se de que a pessoa está tentando te irritar, portanto não se irrite. Veja a pessoa como gostaria que os outros te vissem, ela é humana e possui fraquezas até maiores do que as suas.
Determine-se a sempre manter a calma:
 “Me encante com uma certa calma, sem pressa. Tente entender a minha alma.” (Pablo Neruda)
 Sorria, 
quando perceber que está sendo atacado pela flecha do sarcasmo,e o faça do modo mais natural possível. Ignore
 totalmente o que a pessoa acabou de fazer.
Seja neutro:
 "O que? Mas isso não é como ser fingido?!" Nessa situação, o fingimento é justificado como sabedoria, finja que não entendeu e saia de perto.
 Todos nós somos humanos, passamos por situações na vida e fazemos escolhas que causam alegria, sofrimento e dor uns aos outros, mesmo que não queremos. Mas o modo como tentamos melhorar a nós mesmos e conviver com o outro determinará nosso grau de sabedoria. Seja sábio, não odeie a pessoa sarcástica, entretanto não caia na rede dela. Boa sorte!
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário