segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ataque à Síria

Fotos fazem crer numa revolta de militares americanos
por Sofia Fonseca/Lusa-Hoje
Fotos fazem crer numa revolta de militares americanos
Fotografia © DR
Enquanto Barack Obama aguarda uma decisão do congresso sobre um eventual ataque contra o regime Sírio, estão a circular nas redes sociais imagens de alegados militares que se dizem contra.
As fotografias mostram indivíduos fardados com a cara tapada por cartazes que mostram aquele que será o seu ponto de vista relativamente a uma intervenção militar na Síria.
"Não entrei para a Marinha para lutar pela Al-Qaeda numa guerra civil na Síria", lê-se numa dessas mensagens. "Obama, eu não lutarei pelos rebeldes da Al-Qaeda na Síria. Acordem!", diz uma outra. "Não me alistei para matar pobres pelos ricos. Não à guerra com a Síria", lê-se numa outra.
Desconhece-se a veracidades destas imagens, ou seja, se de facto os indivíduos fotografados são militares, uma vez que estão apenas a circular nas redes sociais.
Barack Obama afirmou na sexta-feira que o recurso a armas químicas ameaça a segurança nacional norte-americana e insistiu que o mundo não pode aceitar que mulheres e crianças sejam gaseadas, depois de conhecido um relatório dos serviços secretos norte-americanos, segundo o qual 1.429 pessoas morreram, entre as quais 426 crianças num ataque atribuído ao regime sírio nos arredores de Damasco, a 21 de agosto. Apesar disso, afirmou que ainda não havia tomado uma decisão final.
No sábado, o presidente norte-americano anunciou a intenção de lançar uma ação militar contra a Síria, mas que iria pedir autorização ao Congresso para essa intervenção. "Vou pedir a autorização dos representantes dos norte-americanos no Congresso para o uso da força", disse Obama, exortando os eleitos a apoiar essa operação em nome da segurança nacional norte-americana.
O Congresso está de férias até 9 de setembro, o que parece afastar a perspetiva de uma ação militar iminente contra o regime de Bashar al-Assad.
Em resposta, hoje, o Presidente sírio Bashar al-Assad alertou contra o risco de uma "guerra regional" no caso de uma ação militar ocidental no seu país e negou a utilização de armas químicas pelo regime de Damasco.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário