terça-feira, 26 de março de 2013

Estudo aponta presença de pesticida em água mineral na França

Estudo aponta presença de pesticida em água mineral na França

Análise divulgada nesta segunda (25) também achou resíduos de remédios.
Foram avaliadas 47 marcas de água mineral; 10 estavam contaminadas.

Do G1, em São Paulo
Garrafas de água mineral adquiridas em Paris, na França (Foto: Thomas Coex/AFP) 
Garrafas de água mineral adquiridas em Paris, na França (Foto: Thomas Coex/AFP)
Um estudo francês divulgado nesta segunda-feira (25) apontou a existência de resíduos de remédios e pesticidas em garrafas de água mineral vendidas no país, segundo agências internacionais. Foram analisadas 47 marcas mais comuns na França, e 10 delas estavam contaminadas com amostras de diversos tipos de produtos, segundo o jornal britânico "The Guardian".
O estudo foi conduzido pela fundação France Libertés, em parceria com a revista francesa "60 Milhões de Consumidores" ("60 millions de Consommateurs", no nome em francês). Entre os produtos encontrados na água havia resíduos de um medicamento usado para combater o câncer de mama.
Para os responsáveis pela pesquisa, a água mineral contaminada pode ter um "potencial efeito coquetel" nos consumidores, além de trazer sérias preocupações ambientais. Já os cientistas ouvidos pelo "The Guardian" afirmam que a presença dos produtos é minúscula e que consumir a água não traz riscos.
Foram encontrados resíduos dos remédios buflomedil e naftidrofuril, vasodilatadores usados para tratamento em pessoas que têm pressão alta, segundo o "The Guardian". Também foram achados indícios de pesticidas banidos em 2001 no país.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário