domingo, 24 de março de 2013

Salvando o seu coração físico, emocional e espiritual

Salvando o seu coração físico, emocional e espiritual

Salvando o seu coração

PARTE 1

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele prodecem as saídas da vida.” Provérbios 4:23
Dr. Dean Ornish, é cardiologista e professor na Universidade da Califórnia em São Francisco, autor de livros como “Salvando o seu coração”, “Amor e Sobrevivência”, onde explica sobre a importância da dieta vegetariana para prevenção e tratamento em geral, e em especial da doença coronariana, da abertura “coração” emocional, da meditação e oração, grupos de apoio para aprender a lidar com as emoções e prática de exercícios físicos. Vamos ver algo sobre isso nessa série.
Ele inicia o livro “Salvando o seu coração” dizendo: “Este livro é sobre como curar o seu coração: física, emocional e espiritualmente.” Quer entender melhor que saúde é um todo? Saúde envolve a procura do bem estar físico, mental e espiritual porque somos constituídos como seres humanos assim, seguindo ou não alguma filosofia religiosa.
Mediante meios naturais, simples, como seguir uma dieta vegetariana, praticar exercícios físicos diariamente, tomar água pura, etc., é possível reverter algumas enfermidades sem o uso de medicamentos convencionais e cirurgia. Você precisa crer nisso e buscar isso, se quer saúde mesmo, e não apenas alívio de sintomas.
No caso de doenças cardíacas, em cada 100 mortes no mundo, cerca de 38 ocorrem por esse tipo de problema de saúde, a qual é um dos tipos de doenças da modernidade, junto com diabetes, acidentes vasculares cerebrais, câncer, entre outras, que pode ser evitada e revertida até, conforme o Dr. Ornish provou, pela prática de métodos simples e naturais.
E ele diz: “Não temos que esperar por um remédio novo, um procedimento cirúrgico inovador ou uma descoberta tecnológica.” (“Salvando o seu coração”, p.16, Editora Relume-Dumará, 1993). O mais importante e que realmente produz resultados positivos para a saúde em geral, não só do coração, tem que ver com a mudança do estilo de vida, que envolve coisas que você pode escolher praticar. Repito: você pode escolher.
Ao surgirem sintomas de uma doença, seja câncer, entupimento de artéria no coração, é sinal de problemas ocorrendo há anos em seu corpo. Por exemplo, a maior parte do cânceres de intestino geralmente surge após os 50 anos de idade. Por que? Porque é preciso muitos anos de violação da fisiologia digestiva, por alimentação ruim, como o consumo de muita carne, para esse tipo de câncer aparecer. Um dos países onde o câncer de intestino tem menor índice é a Índia, e lá não se pode matar o gado, considerado sagrado. Assim, lá o consumo de carne é bem menor do que em outros países.
Doenças do coração podem ser revertidas sem cirurgia em muitos casos, segundo o Dr. Ornish, embora não seja algo fácil justamente porque foram necessários anos para as coronárias entupirem. “Mas”, diz ele, “podem melhorar, e mais rapidamente do que antes achávamos possível.” (p.19).
Métodos convencionais de tratamento das doenças cardíacas, hipertensão, alto colesterol no sangue, evitam ou revertem a doença cardíaca em uma pequena porcentagem das pessoas e algumas vezes até pioram o caso (p.23). É importante pensar que ao se fazer uma “ponte” (safena, etc.) no coração é possível estar sendo feita também uma ponte sobre as causas básicas da doença, passando por cima delas com a crença, errônea, de que a cirurgia resolverá tudo. Mas o que causou a doença? O que entupiu a coronária?
Dr. Ornish diz que o Dr. Robert Wissler, patologista da Universidade de Chicago, deu a macacos babuínos a dieta que serviam no hospital aos pacientes, e os macacos desenvolveram entupimentos nas artérias. (p.24). Estudos em todos os países mostram que dieta rica em colesterol (gorduras de origem animal) aumenta o risco de doença do coração. Também o estresse emocional aumenta a pressão arterial e níveis de colesterol. Pilotos de corrida das 500 milhas de Indianápolis apresentam níveis de colesterol mais altos após a corrida. Profissionais contadores tem esses níveis mais altos no período de entrega do imposto de renda. Estudantes de Medicina também, no período de provas.
O que pode ocorrer em sua saúde se você procurar mudar as causas básicas da doença, qualquer doença? Tenha ânimo! Nunca é tarde demais para começar as mudanças em seu estilo de vida. Vamos ver isso nos próximos artigos.
SEGUIR LENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário