domingo, 1 de dezembro de 2013

Pai fabrica mão protética para o filho gastando apenas 10 dólares

Pai fabrica mão protética para o filho gastando apenas 10 dólares

Paul McCarthy construiu a prótese com tecnologia de uma impressora 3D, disponível na escola do filho Leon

Pai fabrica mão protética para o filho gastando apenas 10 dólares Reprodução/Youtube
A primeira vez que colocou a mão protética, Leon disse que se sentiu como um "cyborg" Foto: Reprodução / Youtube
Quando Leon McCarthy, de doze anos, nasceu sem os dedos da mão esquerda, os pais pensavam que, provavelmente, a situação ficaria assim até que eles conseguissem pagar por uma prótese — o que parecia ser um futuro bem distante. Entretanto, o pai do menino, Paul, não desistiu de procurar uma alternativa para que o filho pudesse ter os movimentos dos dedos.
Depois de dois anos buscando outras possibilidades, ele finalmente encontrou um vídeo do inventor Ivan Owen, com instruções sobre como construir uma prótese desse tipo utilizando impressoras 3D.
Para a sua sorte, a escola de Leon dispunha do aparelho. E foi assim que gastando apenas 10 dólares — em vez de 20 a 30 mil, o que normalmente custa uma prótese — o pai fez com que o filho pudesse voltar a segurar objetos.
O funcionamento da "mão biônica" é bem simples: quando Leon move seu pulso para frente, os dedos se fecham. Se ele mexer o pulso para trás, os dedos se abrem. O garoto contou, em entrevista ao canal CBS, que quando colocou a mão protética pela primeira vez, se sentiu como um "cyborg".
Agora, o pai pretende ensinar aos colegas do filho a utilizar a tecnologia, para que eles possam ajudar outras crianças que também precisam.
Assista o vídeo para ver como é o funcionamento da mão protética de Leon:
 

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário