sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resolvido mistério do "triângulo das Bermudas" dos pombos

Resolvido mistério do "triângulo das Bermudas" dos pombos
por Elisa David, editado por Ricardo Simões Ferreira
Existe um lugar no estado de Nova Iorque onde, aparentemente, os pombos-correio perdem a orientação. Um investigador acredita ter descoberto porquê e explica tudo num artigo lançado no Journal of Experimental Biology.
O caso dos pombos-correio desaparecidos começou em 1960, quando Bill Keeton, um professor da Universidade de Cornell, percebeu que os pombos lançados em Jersey Hill raramente chegavam aos seus destinos.
Jonathan Hagstrum, investigador geofísico da US Geological Survey, que mede e reúne dados sobre a Terra, catástrofes naturais e ambiente, veio identificar o problema - o local é um verdadeiro Triângulo das Bermudas para os animais que se desorientam e perdem o rumo.
Para o investigador, "os pássaros migram usando uma bússola e um mapa naturais. A bússola é, normalmente, a posição do sol ou o campo magnético da Terra, mas o mapa manteve-se desconhecido durante décadas", conta Hagstrum em entrevista à BBC.
Hagstrum descobriu que os pássaros usam o som para calcular o mapa "que os posiciona em relação a casa". Utilizam ultra-som, numa frequência inaudível para os seres humanos, para criar uma "assinatura sonora" que usam como referência para se localizarem.
No entanto, o ultra-som pode ser afetado pelas mudanças na atmosfera, o que vem explicar o mistério dos pombos-correio perdidos em Jersey Hill. Se os pombos não conseguiam captar as suas "assinaturas sonoras" acabam por perder-se ou desviar as suas rotas, tal como os navios e aviões que, perdendo os dispositivos de localização acabam perdidos ou naufragados.
Todavia, Jonathan Hagstrum admite que o seu trabalho é "controverso", mas garante que "é a melhor explicação para aquilo que os pombos estão a fazer".
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário