quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Raparigas devem usar véu a partir dos dois anos

Raparigas devem usar véu a partir dos dois anos
por Lusa, publicado por Graciosa Silva
Um responsável religioso saudita defendeu que, a partir dos dois anos, as raparigas devem usar véu para evitar o assédio sexual, de acordo com declarações hoje difundidas pela televisão e que causaram grande polémica na Arábia Saudita.
"As raparigas devem usar véu a partir dos dois anos de idade", disse Abdullah Daud ao canal de televisão islâmico Al-Majd, acrescentando que os sauditas devem seguir o exemplo dos países do sul da Ásia.
"Se uma rapariga for desejada sexualmente, os pais devem tapar-lhe a cara e obrigá-la a usar véu", para a proteger dos agressores, afirmou.
Os muçulmanos acreditam que as raparigas devem usar véu a partir da puberdade.
A entrevista de Daud desencadeou vários protestos nas redes sociais e na imprensa local, com alguns religiosos, incluindo um dos mais conhecidos, Salman al-Audah, a juntarem-se às vozes discordantes.
"Esperemos que estas declarações aberrantes não sejam exageradas e tomadas como 'fatwa' [decreto religioso]", declarou Audah à agência noticiosa francesa AFP.
A colunista saudita Badria al-Bisher criticou Daud por propor obrigar as crianças do sexo feminino a usar véu "em vez de propor uma lei rigorosa contra o assédio sexual e campanhas nas escolas e nos meios de comunicação social".
Na Arábia Saudita, as mulheres estão privadas de muitos direitos considerados básicos em outros países, como por exemplo, o direito a conduzir e a viajar sem autorização dos tutores masculinos.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário