segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Nova vacina contra a tuberculose fracassa


Nova vacina contra a tuberculose fracassa

por Elisa David, editado por Ricardo Simões Ferreira     -     Hoje
Um dos maiores e mais importantes ensaios na descoberta da cura para a tuberculose acabou em fracasso, marcando assim um enorme retrocesso na luta contra a doença.
A Bacillus Calmette-Guerin (conhecida por BCG) foi a primeira vacina criada para o tratamento e prevenção da doença, em 1921. Por ser apenas parcialmente eficaz contra a bactéria que provoca a tuberculose, várias equipas internacionais continuam a dedicar-se à produção de um novo soro. O que parecia mais promissor chamava-se MVA85A.
O ensaio, que visava testar a vacina, contou com a participação de 2794 crianças, entre os quatro e os seis meses. Metade delas recebeu uma injeção contendo a MVA85A e outra uma injeção contendo um placebo.
Mas os resultados não foram animadores. Cerca de 32 crianças inoculadas acabaram por contrair a doença e os testes mostraram que a MVA85A falhou em proteger os bebés que já tinham tomado a BCG, relata hoje a BBC.
Helen Shane, professora na Universidade de Oxford e produtora da vacina, disse que "se a história da vacina contra a tuberculose nos ensina alguma coisa é que devemos esperar surpresas".
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário