quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cientistas identificam novo vírus letal em África

Das cinco pessoas que ficaram doentes, quatro morreram com sintomas parecidos com o ébola.
Uma equipa de cientistas norte- -americana identificou um novo vírus letal em África, que provoca hemorragias como o temível ébola. O lujo, como foi baptizado, porque foi encontrado em Lusaca e Joanesburgo, infectou cinco pessoas no Outono passado. Quatro morreram e a quinta só terá sobrevivido graças à administração de um remédio recomendado pelos cientistas.
Os médicos não sabem como é que a primeira pessoa ficou infectada, mas o lujo vem de uma família de vírus encontrados em roedores, disse Ian Lipkin, epidemiologista da Universidade da Colúmbia que está envolvido na descoberta. "Este é um vírus muito, muito agressivo." Um estudo sobre o lujo foi publicado na revista PLoS Pathogens.
O primeiro caso foi conhecido em Setembro, quando uma agente de viagens dos arredores de Lusaca, na Zâmbia, começou a ficar com febre e depois piorou rapidamente. Levada de avião para Joanesburgo, na África do Sul, acabou por morrer. Um paramédico em Lusaca que a tratou também ficou doente, tendo igualmente morrido na cidade sul--africana. Os outros dois infectados eram médicos de Joanesburgo.
Os investigadores acreditam que o vírus se transmite de pessoa para pessoa através do contacto com os fluidos corporais infectados. "Não é o tipo de vírus como a gripe, que se pode espalhar facilmente", disse Anthony Fauci, director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, que ajudou a financiar a investigação.
Inicialmente, os investigadores pensaram que a doença podia ser o ébola, porque alguns dos pacientes tinham hemorragias nas gengivas. Mas os testes genéticos revelaram que era da família dos arenavírus, ligado à febre de Lassa. Foi com um remédio usado para esta doença que a sobrevivente foi tratada.

FONTE:
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1249226&seccao=Biosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário