domingo, 28 de junho de 2009

Cancro ameaça tanto humanos como animais
26 Junho 2009Estudo norte-americano alerta para o risco de desaparecimento de certas espécies devido a tumores malignos.
O cancro tornou-se uma ameaça para a conservação de espécies em perigo de extinção, como o diabo-da-tasmânia. Esta é a conclusão de um estudo feito pela Wildlife Conservation Society (WCS), dos EUA, e publicado na edição deste mês da revista Nature Reviews Cancer.
"O cancro é umas das maiores preocupações de saúde dos humanos, provocando 10% das mortes", explica a doutora Denise McAloose da WCS. "Agora percebemos que o cancro pode matar os animais selvagens com taxas similares."
Esta doença pode até pôr em risco toda uma espécie, como está a acontecer com o diabo-da- -tasmânia. O maior marsupial carnívoro do mundo está em risco de extinção devido a uma doença conhecida por tumor facial do diabo-da-tasmânia. Este é muito contagioso e é transmitido entre os espécimes por contacto directo.
A beluga do rio São Lourenço (EUA e Canadá) também sofre com tumores intestinais, que são a segunda causa de morte entre a espécie.
FONTE:
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1273655&seccao=Biosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário