segunda-feira, 25 de junho de 2012


25/06/2012 - 08h15

Bolsas da Ásia recuam com persistência de temores sobre Europa

As Bolsas de Valores asiáticas caíram nesta segunda-feira e o dólar, considerado um investimento seguro, subiu diante das preocupações com o crescimento global e a intratável crise de dívida da Europa, que continuou a abater a confiança do investidores.
O euro também caiu, apesar de medidas no final da semana para aliviar o peso do financiamento do sistema bancário da zona do euro, conforme os mercados continuam não convencidos de que a cúpula da União Europeia nos dias 28 e 29 de junho fará progresso substancial em direção à resolução da crise.
"Do lado europeu, você tem preocupações sobre a cúpula. Não é como se eles não tivessem tido repetidas oportunidades para se reunir e falar sobre isso", disse o estrategista para o Japão na CLSA, Nicolas Smith.
Às 7h59 (horário de Brasília),o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,99 por cento. O índice Nikkei, de Tóquio, também recuou, com queda de 0,6%.
Setores sensíveis ao crescimento foram os mais atingidos nos mercados asiáticos com exceção do Japão, com os subíndices de tecnologia e materiais do índice MSCI caindo mais de 1%, enquanto apenas ações defensivas de telecomunicações e utilidades subiram.
O euro caiu 0,3% para US$ 1,253, enquanto o dólar subia 0,38% contra um grupo das principais moedas, às 8h, acrescentando aos ganhos de aproximadamente 1% na semana passada.
A Bolsa de Cingapura teve queda de 0,45%, a 2.815 pontos, assim como Taiwan, que caiu 0,77% e Hong Kong recuou 0,51%. O índice referencial de Xangai caiu 1,63% e Sydney teve perdas de 0,5%.
(Reportagem de Alex Richardson; Reportagem adicional de Dominic Lau em Tóquio, Ian Chua, em Sidney, e Lewa Pardomuan, em Cingapura) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário