terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Jejum para exame de sangue

Jejum para exame de sangue

O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados do exame. O tempo de jejum depende do exame de sangue que será realizado, mas alguns exemplos de horas de jejum são:
  • Hemograma: não precisa de jejum;
  • Glicemia: jejum de 8 horas;
  • PSA: jejum de 4 horas;
  • Colesterol e triglicéridos: jejum de 12 horas;
  • TSH: jejum de 4 horas;
  • Exame de gravidez ou beta-HCG: não precisa de jejum;
  • HIV: jejum de 8 horas.
Na preparação do exames de sangue para glicemia ou colesterol, além do jejum é importante não realizar atividades físicas 2 a 3 dias antes do exame. No caso do exame de sangue para dosagem do PSA, o indivíduo também deve não ter atividade sexual nos 3 dias anteriores ao exame.
A indicação do tempo de jejum para exame de sangue na gravidez deve ser feito pelo médico obstetra, mas nunca deve ultrapassar 12 horas, pois muito tempo sem comer pode fazer com que a mulher fique fraca e com pressão baixa, podendo causar problemas ao bebê.
O indivíduo durante o jejum para o exame de sangue pode beber água, porém apenas o suficiente para saciar a sede, pois excesso de água pode alterar o resultado do exame.
No dia anterior ao exame de sangue o indivíduo deve evitar fumar e beber bebidas alcoólicas, pois influenciam os resultados da análise, principalmente na dosagem da glicemia e dos triglicerídeos.
Alguns medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios ou aspirina influenciam os resultados do exame de sangue e por isso o paciente antes de realizar o exame de sangue deve sempre informar o médico sobre os remédios que costuma tomar.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário