A L-theanina é um aminoácido não protéico encontrado naturalmente no chá verde, compõe 50% dos aminoácidos livres totais da planta. O aminoácido constitui entre 1% e 2% do peso seco das folhas do chá verde. L-theanina é considerado o componente principal responsável para o gosto do chá verde, que no japonês é chamado umami. No mercado japonês, foi introduzida como um suplemento nutritivo para distúrbios de humor .
O chá verde é conhecido há muito tempo como uma bebida relaxante, e os cientistas acreditam que seu sabor e suas propriedades relaxantes se devem ao teor de teanina presentes em sua composição. O chá verde é a segunda bebida mais consumida a nível mundial, a seguir à água, e muitos dos benefícios associados ao consumo do chá verde são atribuídos ao seu teor em teanina. A L-theanina parece ainda neutralizar os efeitos estimulantes da cafeína - fato que pode explicar a razão pela qual as pessoas sentem-se relaxadas depois de beberem o chá verde, apesar do teor de cafeína.
Alguns estudos relatam:
De um modo geral, o Suplemento Alimentar L-THEANINA 150mg (L-Theanine) pode ser aconselhado como coadjuvante:
- Há estudos que focam o possível papel da teanina como suporte imunitário e cardiovascular assim como no controle do peso e síndrome pré-menstrual.
- Pesquisas em humanos demonstraram que aproximadamente de 30 a 40 minutos após a ingestão de L-theanina se cria uma sensação de relaxamento. Os participantes deste estudo atingiram um estado de relaxamento e, ao mesmo tempo, de alerta mental, sem sedação, sugerindo o seu uso potencial. em pessoas que sofrem de problemas associados a ansiedade e estresse que necessitem de se manter alerta de forma a conseguirem desempenhar as suas atividades diárias.
- A L-theanina parece aumentar os níveis da dopamina e serotonina no cérebro, e um estudo efetuado recentemente em ratos, demonstram que a administração de L-theanina por um período de 4 meses aumenta a capacidade de aprendizagem e a memória.
- Na redução dos efeitos negativos da cafeína;
- Na promoção do relaxamento sem causar sonolência;
- No aumento das ondas cerebrais alfa (relaxamento e alerta);
- Na melhoria do humor e da estabilidade emocional;
- Na melhoria da aprendizagem, da memória e da acuidade mental;
- Na ajuda em problemas associados à ansiedade, tais como ataques de pânico;
- Na protecção antioxidante;
- No aumento dos efeitos das drogas quimioterápicas nas células cancerígenas, protegendo simultaneamente as células saudáveis;
- No alívio dos sintomas associados à síndrome pré-menstrual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário